Amor ou Paixão? Entenda as Principais Diferenças Entre Eles (2022)

Amor ou Paixão? Entenda as Principais Diferenças Entre Eles (1)

Thaís Martiniano
Atualizado 14 de junho 2021

Amor ou Paixão? Entenda as Principais Diferenças Entre Eles (2)

Mas afinal, como realmente saber se o que está sentindo é amor ou paixão? Como não se enganar com os próprios sentimentos? Então, para saber mais, continue lendo este artigo que nós vamos te ajudar a esclarecer as diferenças desses sentimentos.

(Video) DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR | ANA BEATRIZ

De maneira geral, paixão seria o primeiro encantamento, a intensidade inicial. Já o amor é descrito como sentimento genuíno, tranquilo, com outras variações de intensidade. Alguns autores descrevem o amor como o sentimento que fica depois que a paixão vai embora, sendo verdadeiro e duradouro.

Está a fim de conhecer e entender quais as características de amor e paixão? Então confira as dicas que separamos pra você. Nós vamos te ajudar a entender melhor e como lidar com os sentimentos mais gostosos que a vida nos proporciona.

O que vem primeiro: O amor ou a paixão?

A paixão pode ser descrita como o estado de encantamento inicial em um relacionamento. Quando estamos fissurados em uma pessoa e tudo o que queremos é estar perto o tempo todo. A fase inicial, como é a primeira parte de se relacionar, temos um intenso interesse pelo outro, por isso a paixão vem primeiro.

Com o tempo, vamos tomando a situação como uma prática super bacana e pronto, você já está envolvido demais para não falar dessa relação de forma tão simples. Dessa maneira, se tornou uma prática intensa e você precisa se controlar para não perder o juízo, se prejudicar, e até mesmo não saber mais quem é você.

Pois é, a paixão é a primeira fase desse jogo tão viciante, e dessa maneira, ganhamos mais conhecimento e confiança, a ponto de decidir continuar e transformar em amor. Mas se não der certo, fica tranquila! Por que não vão faltar pessoas que também estão procurando parceria nos jogos da vida amorosa.

Com a convivência e o tempo que passam juntos, o amor e a admiração vai crescendo. Dessa maneira, não tem como amar antes de conhecer a outra pessoa no íntimo e viver situações que propiciem o amor a acontecer. É preciso experiência e dedicação para realmente sentir amor.

Afinal, o que é paixão e amor?

O amor e a paixão são sentimentos maravilhosos e muito parecidos, mas com características bem diferentes. Dessa maneira, vamos te ajudar a entender melhor os prazeres e até mesmo os perigos que cada sentimento pode te proporcionar.

(Video) A Diferença Entre Amor e Paixão - Mario Sergio Cortella

Paixão

Paixão é um dos sentimentos mais gostosos que podemos aproveitar nesta vida, é o primeiro estágio de um relacionamento antes de se tornar amor. É um sentimento que traz muita ansiedade e te coloca em um estágio de empolgação surreal. Por vezes, não conseguimos nem mesmo nos concentrar no trabalho ou nos estudos, direcionando seus pensamentos somente para o parceiro.

Então, pode-se descrever a paixão como o estado de encantamento inicial, uma fase de apego físico e impulsivo. Você ainda está descobrindo a outra pessoa, e tudo ao seu redor gira em torno de como o relacionamento pode se desenrolar. É nessa fase que os defeitos são esquecidos e a gente só consegue enxergar o que é atrativo sobre o outro.

É uma fase muito boa, mas é preciso ficar atento para não virar um problema. A paixão se torna exagerada, e precisamos aprender a nos controlar para que esse sentimento seja aproveitado de forma saudável. Dessa forma, existem alguns casos em que a paixão pode se tornar uma doença, prejudicando muito a própria vida e da outra pessoa também.

Algumas vezes, realmente perdemos a noção de que esse sentimento pode vir a ser prejudicial, e não é apenas de se tornar uma pessoa chata, podemos nos tornar pessoas invasivas, e uma série de adjetivos ruins que podem nos fazer perder a paquera e até mesmo prejudicar outras áreas da vida.

Principais sintomas da paixão

A paixão possui uma série de sintomas, e nós vamos mostrar os principais, para que você saiba identificar se realmente está apaixonado (a) pelo crush.

  • Empolgação;
  • Sentimento de adrenalina;
  • Abstinência;
  • Frio na barriga;
  • Extrema felicidade ou tristeza;
  • Maior desejo sexual;
  • Excitação extrema ao ver o parceiro;
  • Pensamentos constantes sobre a outra pessoa.

A empolgação de querer estar com a pessoa a todo momento e qualquer lugar, a ponto de não pensar e não ligar pra nada. Perder a noção do que é normal e exagero é uma das características mais fortes da paixão.

Além disso, sentir aquele friozinho na barriga que dá quando pulamos de bungee jump, é a curiosidade e a vontade de se jogar, toda vez que se está perto de quem estamos apaixonado. Você vai perceber muito bem, assim que chegar perto de quem gosta, um suor na palma das mãos, coração acelerado e as “borboletas na barriga”.

(Video) 7 DIFERENÇAS ENTRE AMOR E PAIXÃO QUE NOS DEIXAM CONFUSOS

Outra característica muito forte da paixão é aquela vontade absurda de querer estar junto e não poder por alguma questão que impossibilite. É a saudade que às vezes bate tão forte, que acaba até por entristecer em alguns momentos.

Porém, a paixão cega de uma forma, que não conseguimos enxergar defeitos na outra pessoa, assim, isso pode tornar a relação impulsiva, se colocando por muitas vezes em risco. É um sentimento muito gostoso mas que deve ser vivido de maneira saudável e com responsabilidade.

Amor

Assim como a paixão, o sentimento que o amor nos proporciona é divino. Te coloca basicamente em mesmas condições que a paixão, só que de uma forma mais consciente e madura. O amor te proporciona sensações mais concretas de segurança e de confiabilidade na relação, tanto em tomar atitudes quanto em saber perdoar.

Amar é querer bem, é se doar, é tornar aquilo que eram dois em apenas um. Romântico, né? Mas amar é muito respeito e responsabilidade, é muita luta para transformar uma vida simples em uma realização de um sonho a dois. Vários autores de filosofia descrevem o amor como o sentimento que fica depois que a paixão acaba.

Dessa forma, ele permanece, é estável, tranquilo e seguro. Amar é apreciar cada pequena coisa na naturalidade que elas proporcionam. Então, o amor é o sentimento que permanece durante anos, que te proporciona a doação e a cumplicidade com o parceiro.

Amar é ter muita sintonia, é entender o outro de uma forma natural, claro que não a ponto de ter obrigação de conhecer 100%, isso é loucura. Enfim, amor é uma explosão de sentimentos maravilhosos que temos e desejamos para alguém que a gente gosta muito e não tem dúvidas.

Principais sintomas do amor

Assim como a paixão, o amor também nos desperta sentimentos de empolgação, adrenalina e abstinência, isso é normal. Mas no amor, esses sentimentos são nutridos de uma forma muito mais madura, devido a relação ser mais estável e segura. Citamos também os principais sintomas para quem está amando.

(Video) AMOR e PAIXÃO, você sabe qual é a diferença?

  • Mais cuidado com o outro;
  • Empatia;
  • Segurança;
  • Satisfação;
  • Compreensão;
  • Cumplicidade;
  • Os dois gostam de passar mais tempo conversando;
  • Querer conhecer a família e amigos do companheiro.

O cuidado é primordial para quem ama, pois o respeito, a proteção e a vontade de fazer a outra pessoa feliz são evidências de que existe amor. E isso está mais do que claro para quem encontrou a pessoa com quem deseja viver experiências maravilhosas, como iniciar uma família.

A empatia é uma condição de se preocupar e se importar com o bem estar de quem se ama. Não é apenas se colocar na posição do outro ao se tomar uma atitude, mas também saber como se portar com carinho em relação a outra pessoa.

Já o sentimento de segurança, é uma das sensações mais gostosas de se viver em uma relação de amor. Traz paz e tranquilidade para o relacionamento, logo, automaticamente a leveza para se continuar a fazer o relacionamento crescer de forma saudável. É um sentimento relaxante, como a sensação de uma meditação.

E a satisfação é o resultado de que tudo está caminhando para se alcançar ótimos objetivos juntos. É estar feliz e grato por ter alguém especial ao seu lado em todos os momentos que a vida proporciona. Dessa maneira, é perceber que está no lugar certo, com a pessoa certa.

Uma outra característica importante do amor é a felicidade. É olhar para o seu parceiro e saber que escolheu bem e é nesse lugar que você quer permanecer. É gostar das mudanças que a vida traz e se sentir feliz com isso, física e emocionalmente. É compartilhar uma vida com a certeza de felicidade duradoura, mesmo que com contratempos entre os parceiros.

Quanto tempo dura a paixão e o amor?

Segundo especialistas, não há um tempo exato para determinar a duração de uma paixão, mas alguns estudos relataram que a paixão é um sentimento que possui uma duração que varia de mais ou menos um ano e meio. Pode ser mais, ou um pouco menos, tudo depende das circunstâncias do relacionamento.

Já em caso de amor, não é preciso ser um especialista para saber que o amor é um relacionamento muito mais duradouro. Contudo, os estudiosos não apontam prazos para determinar nem mesmo uma média para o relacionamento de amor, é indeterminado. Dessa maneira, o amor é como uma flor que a gente planta, enquanto houver cuidados, ela permanece viva e bonita.

(Video) ENTENDA A VERDADE SOBRE O AMOR E A PAIXÃO - COM PEDRO CALABREZ(Motivação em Dez Minutos)

No final, o amor permanece

Não tem coisa melhor no mundo do que conhecer uma pessoa interessante, e fazer uma relação de amizade se tornar algo com sentimentos especiais. É muitíssimo bom se apaixonar, é uma sensação incrível de se viver e acompanhar também. É muito legal ver que as pessoas estão buscando se encontrar em relacionamentos super afetivos.

Porém, não existe paixão que dure a vida inteira e se o relacionamento for bom, o sentimento vai se transformar em amor. O desejo pode permanecer inalterado, mas a seriedade e o valor que você dá para a relação vai se transformar com o tempo. Dessa maneira, o outro acaba se tornando cada vez mais precioso em sua vida.

Portanto, o resultado de uma relação bem sucedida é o amor. Quando tudo o que é momentâneo se vai, o que permanece é o amor. Viver uma paixão é uma coisa muito boa, mas encontrar um amor vai além das banalidades da vida. Qualquer corpo pode se apaixonar, mas amar, com toda a certeza é da alma.

Videos

1. Diferença entre Amor e Paixão? [AULA-LIVE]
(Tranquilo Amor)
2. Amor, Paixão ou Carência? | PEDRO CALABREZ | NeuroVox
(NeuroVox)
3. ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PESSOAS EXTROVERTIDAS E INTROVERTIDAS | NEUROCIENTISTA PEDRO CALABREZ.
(CORTES)
4. Amor Apaixonado x Amor Companheiro
(Psicóloga Vânia Celedonio)
5. AMOR OU DEPENDÊNCIA | ANA BEATRIZ
(Ana Beatriz Barbosa Silva)
6. Diferença entre amar e gostar
(Fred Elboni)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Dr. Pierre Goyette

Last Updated: 09/05/2022

Views: 6585

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dr. Pierre Goyette

Birthday: 1998-01-29

Address: Apt. 611 3357 Yong Plain, West Audra, IL 70053

Phone: +5819954278378

Job: Construction Director

Hobby: Embroidery, Creative writing, Shopping, Driving, Stand-up comedy, Coffee roasting, Scrapbooking

Introduction: My name is Dr. Pierre Goyette, I am a enchanting, powerful, jolly, rich, graceful, colorful, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.