Aprenda como usar hashtags no Instagram (2022)

Índice
  1. O que é hashtag no Instagram?
  2. Os benefícios de usar hashtags no Instagram
  3. Como usar hashtags no Instagram do jeito certo
    1. Não use hashtags no início do texto
    2. Não exagere com as hashtags
    3. Não #troque #palavras #por #hashtag (é errado!)
    4. #NãoUseMuitasPalavrasJuntas (isso também é errado!)
    5. Verifique a ortografia
    6. Pesquise as hashtags adequadas para o Instagram
    7. Busque por hashtags com alto volume de publicações
    8. Não deixe o perfil privado
    9. Crie as suas próprias hashtags
    10. Use ferramentas para encontrar as melhores hashtags para o Instagram

No Instagram, há muitas estratégias que você pode utilizar para alcançar novas pessoas e conquistar seguidores. Entre elas, estão as hashtags, que ainda são uma das maneiras mais eficazes de obter mais olhos (e engajamento!) em suas postagens na rede social. Elas são termos que, basicamente, podem ser usados dentro de um post para indicar um assunto e ajudar a plataforma a distribuir o seu conteúdo para pessoas que estão procurando por ele.

Mas como usar hashtags no Instagram? E quais são as melhores palavras-chave para colocar na sua publicação? Há um limite para usá-las? Respondemos essas e outras perguntas logo mais. Vem conferir!

O que é hashtag no Instagram?

Aprenda como usar hashtags no Instagram (1)

O dicionário Oxford — um dos mais importantes da língua inglesa — define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”. Em outras palavras, pode-se dizer que hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais como o Twitter, Facebook e o próprio Instagram.

Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras postagens relacionadas ao mesmo tema. Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #pet, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de animais, em geral — clicando sobre a palavra.

(Video) COMO USAR HASHTAGS NO INSTAGRAM | 2021

Aprenda como usar hashtags no Instagram (2)

Usar hashtags relevantes e bem direcionadas em suas postagens e stories é uma das melhores maneiras de ser descoberto por novos públicos no Instagram. Quando você insere hashtags nos seus conteúdos, seus posts têm chances de aparecer na aba “Explorar” do Instagram. Se alguém pesquisar por aquela hashtag que você usou, essa pessoa poderá visualizar sua publicação. Ou seja, ao usar hashtags, você estará aumentando o potencial de alcance dos seus conteúdos, atingindo novos públicos e potencializando o seu engajamento.

No “Explorar”, é possível encontrar três abas: o “Top”, onde ficam as postagens mais relevantes, “Recentes”, onde as publicações são ordenadas por tempo de envio e “Reels”, onde estão localizadas as publicações em vídeo na rede social. É claro que é muito mais difícil aparecer em “Top”, pois essa é a aba que realmente importa se você quer ter alguma relevância mais significante no “Explorar”.

Mas isso não é tudo. Hashtags também têm muitos usos além de melhorar sua descoberta. Você pode usá-los para criar comunidades, fornecer conteúdo gerado pelo usuário, executar campanhas, pesquisar seu público e muito mais. É por isso que é tão importante ter uma estratégia de hashtag clara e bem elaborada — sem uma, você pode estar perdendo oportunidades de otimizar sua conta e gerar engajamento.

Como usar hashtags no Instagram do jeito certo

Aprenda como usar hashtags no Instagram (3)

Instruções de como usar hashtags podem parecer óbvias, especialmente para os mais antenados, mas mesmo um recurso tão simples possui algumas boas práticas de utilização. Se usadas com critério, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem o seu conteúdo mais facilmente e a engajar seu público-alvo. Para te ajudar, separamos algumas dicas, a maioria delas do que não fazer. Algumas regras básicas são:

  • Sempre comece a hashtag com o símbolo #;
  • Não inclua espaço no meio dela;
  • Nem caracteres especiais como %, $ e *;
  • Se quiser, combine o uso delas com emojis – mas com moderação, é claro;
  • Atualize a bio com as hashtags que definem seu perfil, seja você um simples usuário, empresa, freelancer ou influenciador digital;
  • Inclua pelo menos uma hashtag de localização, como a cidade em que está, pois isso ajuda a segmentar ainda mais seus posts;
  • Pesquise sobre a sua audiência para investigar o que estão buscando.

Não use hashtags no início do texto

Aprenda como usar hashtags no Instagram (4)

Um bom começo é nunca usar suas hashtags no início do post. Não que seja proibido, mas já é uma tradição usá-las sempre no final das legendas ou no primeiro comentário. Há quem diga que o ideal é utilizá-las no primeiro comentário em vez de colocá-las na própria legenda, já que, dessa forma, as pessoas não iriam ver a lista completa de hashtags que você estaria usando. No entanto, não há uma regra em relação a isso, deixando ambas as possibilidade válidas e funcionais.

(Video) COMO usar as HASHTAGS de forma CORRETA no INSTAGRAM

Não exagere com as hashtags

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags em uma mesma postagem. No entanto, essa abundância é vista como um verdadeiro exagero. Muita gente acredita que quanto maior o número de hashtags usar, melhor. Mas isso não é verdade e, como dissemos, pode nem ser a melhor opção, pois pode gerar uma confusão nos assuntos e sua postagem ficar perdida dentre tantas outras publicadas, prejudicando assim a sua segmentação. A melhor estratégia é limitar a sua postagem em, no máximo, cinco: uma do negócio (da marca), uma de localidade, e outras três sobre a temática do post.

Não #troque #palavras #por #hashtag (é errado!)

Aprenda como usar hashtags no Instagram (5)

Se você costuma utilizar hashtag para cada palavra de uma frase, pare agora! Além de deixar a tag sem contexto e não mostrar exatamente qual é o assunto da publicação, você acaba comprometendo o engajamento. Portanto, tenha critério ao fazer uso dessas palavras-chave. O ideal é usar tags curtas que definam exatamente os assuntos da postagem, como falamos agora a pouco. Separe as hashtags do seu texto, colocando-as todas juntas, somente após ter expressado a sua ideia principal.

#NãoUseMuitasPalavrasJuntas (isso também é errado!)

#QuandoVocêEscreveDessaManeira acaba por dificultar a leitura do texto, o que, consequentemente, fará com que seus leitores fujam das suas publicações. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Quando essa regra é deixada de lado, as palavras se misturam — especialmente as que iniciam e terminam em vogais — e o leitor demora para entender o que foi escrito. Por este motivo, é importante manter suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #ÓculosInteligentes.

Verifique a ortografia

Aprenda como usar hashtags no Instagram (6)

Hashtag é um recurso que deve ser informal e divertido, mas não é por isso que ela deve deixar de ser revisada. Ao escrever uma hashtag de maneira incorreta, além de permitir que a sua credibilidade seja colocada em xeque, você também a tornará inútil, já que ela não indexará o seu post à página desejada. Imagine um post no Instagram com a hashtag #iPhoen14. Além da grafia incorreta, o link não direcionaria para a página desejada.

Pesquise as hashtags adequadas para o Instagram

Falamos agora a pouco que as hashtags servem para diversas redes sociais, mas não é por isso que você deve replicar no Instagram o que usa no Twitter ou Facebook. Cada rede social tem suas peculiaridades e vale pesquisar quais hashtags as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

(Video) COMO CRESCER NO INSTAGRAM COM HASHTAGS EM 2022

Como o Instagram é mais voltado para imagens e vídeos, muitas pessoas pesquisam por hashtags nele em busca de inspiração, abrindo espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem a própria foto, como #nofilter, também são comuns.

Busque por hashtags com alto volume de publicações

Aprenda como usar hashtags no Instagram (7)

A essa altura do post, você já entendeu que é inútil utilizar hashtags generalistas, tipo #tbt, só para aparecer em uma seção que é muito acessada. Mas, dentre aqueles temas que você pode explorar, por que não procurar palavras-chave mais comuns? Se o seu post fala sobre Naruto, por exemplo, é válido usar hashtags como #anime ou #geek.

Não deixe o perfil privado

Deixar o perfil privado é uma péssima ideia para quem está buscando atrair novos públicos, já que, dessa maneira, as pessoas não terão acesso aos conteúdos publicados com as hashtags. Por isso, o ideal é deixar o perfil público. Assim, qualquer pessoa que usar uma mesma hashtag usada em sua publicação poderá encontrar o seu conteúdo no Instagram.

Crie as suas próprias hashtags

Aprenda como usar hashtags no Instagram (8)

Se você possui um negócio, é válido criar hashtags para se diferenciar dos concorrentes. Campanhas de marketing costumam ser muito eficazes no Instagram e uma hashtag forte pode te ajudar a se destacar dos demais. As palavras-chave também podem ser uma mão e tanto em postagens de sorteio, por exemplo. Afinal, você consegue aglutinar todas àquelas menções a ação em um só lugar.

Use ferramentas para encontrar as melhores hashtags para o Instagram

Aprenda como usar hashtags no Instagram (9)

Algumas ferramentas específicas para encontrar hashtags para o Instagram podem ajudar os usuários a escolher as melhores opções, que têm mais chances de gerar engajamento nas publicações. A plataforma Later possui ferramentas de recomendações de termos mais utilizados de acordo com uma hashtag sobre o conteúdo. A ferramenta está disponível apenas para usuários pagos.

(Video) Aprenda TUDO sobre Hashtags no Instagram - Como usar do jeito certo e evitar bloqueios

Já a plataforma Sprout Social monitora o volume de utilização das hashtags cadastradas pelo usuário e relacionadas ao principal tema das postagens. Assim como a plataforma Later, o recurso também é pago, porém permite ser testado grátis por 30 dias. Outro site disponível para pesquisa de hashtags é o Hootsuite, que permite buscar por diversos termos de uma única vez. Antes de assiná-la, os usuários podem experimentá-la gratuitamente por 30 dias.

Para quem busca soluções gratuitas, o site Hashtags Brasil é um dos maiores agregadores de hashtags do país. Nele, é possível encontrar as hashtags mais usadas no Brasil e no mundo de forma segmentada. É possível segmentar por nichos como saúde, beleza, fitness, fotografia, moda, etc. Além disso, ele permite copiar as hashtags em blocos de até 30 tags para colar no Instagram. Também é possível salvar as hashtags favoritas para acessar sempre que for necessário.

Aprenda como usar hashtags no Instagram (10)

Outro site gratuito bem legal é o Display Purposes. Ele funciona, basicamente, da mesma forma que o Hashtags Brasil. Porém, o site permite outras funcionalidades bastante interessantes. Ele é dividido em search, map e graph. Dessa forma, em Search, é possível encontrar palavras por meio das buscas, onde ao se digitar uma hashtag principal, o site reúne as possíveis variações consideradas com ideias de novas hashtags. No modo Map, o site mapeia as principais hashtags por meio de uma espécie de mapa-múndi, mostrando quais são as hashtags mais populares de acordo com cada localidade. Já no modo Graph, é possível ver a evolução das hashtags de forma gráfica.

Por fim, outra recomendação é o TagsFinder, outra ferramenta que pode ajudar na busca por hashtags ideais. Com proposta parecida com os outros citados anteriormente, a plataforma possui outras funcionalidades bem interessantes. Na página de Estatísticas, por exemplo, é possível verificar quais são as hashtags mais frequentes por cidade e estado, além de uma lista com as top 30 localizações mais populares no Brasil em tempo real. Já em Hashtags Semelhantes, é possível conferir um top 30 com as principais derivações da palavra-chave principal buscada.

Veja também:

(Video) Como Usar Hashtags no Instagram - Como Usar Hashtags no Instagram [Feed e Stories]

Quer baixar vídeos no Instagram, mas não sabe como? Aprenda a como baixar vídeos do Instagram utilizando a plataforma SSSGram, de forma bastante simples e intuitiva. Confira!

Fontes: Android Authority, Later

Videos

1. ⭐Cómo usar los HASHTAGS en Instagram [NUEVO SEO 2022] 😱
(Crenti | Organización y Marketing Digital)
2. CURSO GRÁTIS de Instagram - Descubra a Forma Certa de Usar Hashtags
(Paulo Junior - Aprenda Trabalhar Online)
3. NUEVA Estrategia de Hashtags para crecer en Instagram 2022- TODO CAMBIO
(Joako Baena Q)
4. Como criar sua #? APRENDA a usar HASHTAG no Instagram! #mayrapugliesi
(Mayra Pugliesi)
5. 🔥 HASHTAGS en INSTAGRAM : cómo USAR HASHTAGS en INSTAGRAM y APLICACIONES
(Fernando Cebolla)
6. MANUAL DAS HASHTAGS: Como usar AS HASHTAGS CERTAS para aumentar p ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM?
(Ana Carolina Fernandes)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Nicola Considine CPA

Last Updated: 09/18/2022

Views: 6583

Rating: 4.9 / 5 (69 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Nicola Considine CPA

Birthday: 1993-02-26

Address: 3809 Clinton Inlet, East Aleisha, UT 46318-2392

Phone: +2681424145499

Job: Government Technician

Hobby: Calligraphy, Lego building, Worldbuilding, Shooting, Bird watching, Shopping, Cooking

Introduction: My name is Nicola Considine CPA, I am a determined, witty, powerful, brainy, open, smiling, proud person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.