BCAA ou Creatina – Qual Tomar? (2023)

BCAA ou Creatina – Qual Tomar? (1)

Há vários suplementos disponíveis no mercado que são destinados às pessoas que malham, e muitas dúvidas surgem na hora de escolher qual o melhor. Por exemplo, BCAA ou creatina, qual vale a pena tomar? Qual se encaixa melhor em seus objetivos?

É muito importante saber o que são e para que servem os suplementos, afinal, tudo irá depender dos resultados que você procura.

O BCAA e a creatina são dois dos mais populares entre os frequentadores de academia, por isso, veja agora informações sobre estes produtos que irão te ajudar a decidir qual deles é melhor para você.

Aproveite para conhecer os melhores suplementos para definição muscular, o guia completo sobre a creatina e tudo sobre o BCAA.

O que é creatina

A creatina é um ácido natural produzido em pequenas quantidades pelo corpo e está intimamente ligado a algo chamado produção de ATP – Adenosina Trifosfato. O ATP é a energia que circula pelo corpo, uma molécula que libera a energia para as células de todos os seres vivos, e altos níveis de creatina levam a uma recuperação mais rápida do ATP.

(Video) CREATINA OU BCAA QUAL É O MELHOR OU BCAA E CREATINA PODE TOMAR JUNTO SUPLEMENTOS GROWTH

O corpo humano possui algo como se fosse um “estoque pico de creatina”, e quando uma pessoa chega até ele, começa a sentir os principais benefícios da creatina. Para entender melhor, pense nos níveis de creatina do seu corpo como se fossem uma piscina. O corpo produz apenas a quantidade suficiente de creatina para manter a piscina cerca de 30% cheia. Além disso, há um lento gotejamento dessa substância que vem de fontes naturais através da alimentação, mas a piscina ainda não está suficientemente cheia para nadar.

Quando uma pessoa toma suplementos com creatina, essa piscina fica completamente cheia, e isso é importante porque, quando ela está cheia, você pode usá-la para ajudar a produzir mais moléculas de ATP.

Para que serve a creatina

A creatina é indiscutivelmente o suplemento mais indicado para as pessoas que querem aumentar o desempenho no exercício e a produção muscular – a massa muscular magra. Há uma enorme quantidade de estudos sobre isso, porém a conclusão da grande maioria é que a creatina, quando combinada com um treino de resistência regular, leva a um melhor desempenho atlético, redução da fadiga e melhores treinos.

Quanto mais ATP disponível, mais rápido você irá se recuperar e a probabilidade de fadiga durante um treino intenso será menor. Esse é o grande segredo da creatina. Algumas pessoas acreditam que essa é a principal razão pela qual quem toma creatina melhora o seu desempenho no levantamento de peso – simplesmente porque estão realizando treinos de melhor qualidade.

Na prática, isso pode significar que, se antes você fazia 6 repetições com um peso X, com a creatina você poderá fazer 8 repetições com o mesmo peso, por exemplo.

A creatina está presente em quase todas as disciplinas do esporte profissional. Mesmo que você não seja um atleta profissional, se os profissionais estão constantemente tomando creatina, isso provavelmente significa que ela funciona. Por isso, se você deseja melhorar o seu desempenho atlético, a creatina pode ser a melhor opção.

Quem deve tomar creatina?

Se você está levantando peso apenas uma vez por semana ou de vez em quando, a creatina provavelmente não irá te ajudar muito, e embora alguns estudos mostrem que a creatina pode aumentar a capacidade aeróbica, como por exemplo corrida, natação, ciclismo, etc., a suplementação de creatina lhe dará os maiores ganhos em capacidade anaeróbica.

Realizar algum tipo de treinamento de força ou resistência duas vezes por semana já é suficiente para sentir uma melhora considerável.

Quando tomar creatina?

Pesquisas mostraram que o ideal é tomar creatina em um mesmo momento todos os dias ou após o treino. Algumas pessoas preferem tomar no mesmo momento todos os dias, como por exemplo, todas as manhãs ou todo dia depois do trabalho, assim correm menos risco de esquecer. Porém, tomá-la logo após treinar irá lhe fornecer outros benefícios devido à rápida ingestão de nutrientes e líquidos do corpo após um treino difícil.

Veja uma análise completa sobre se é melhor tomar creatina antes ou depois do treino.

O que é BCAA

Para decidir se vai tomar BCAA ou creatina, agora é a hora de conhecermos mais sobre o BCAA.

(Video) CREATINA e BCAA | Tudo Sobre Suplementação | Dr Tannure

As proteínas são feitas de aminoácidos, e os aminoácidos de cadeia ramificada, também conhecidos como BCAAs, referem-se a 3 desses 20 aminoácidos. São eles: leucina, valina e isoleucina. Estes 3 são especiais porque são aminoácidos essenciais, portanto, precisam ser adquiridos através da dieta ou dos suplementos.

Embora os BCAAs consistem apenas em 3 aminoácidos, eles compõem aproximadamente 1/3 da proteína do músculo esquelético e também são de ação rápida, ou seja, eles pulam o fígado e entram na corrente sanguínea de maneira mais efetiva do que outras proteínas ou aminoácidos.

Para que serve

Os suplementos de BCAA são frequentemente vendidos como “pré-treino” e vêm combinados com vários nutrientes que aumentam a energia, além de aditivos como a vitamina B12 e em alguns casos até mesmo cafeína.

Veja agora alguns dos principais benefícios do BCAA:

1. Manter a massa muscular quando se faz dieta

A suplementação de BCAA é mais eficaz quando combinada com uma dieta, e dietas deficientes em calorias são catabólicas, o que além da perda de gordura pode levar a uma perda muscular indesejada. Os BCAAs demonstraram ser incrivelmente eficazes na manutenção da massa muscular mesmo durante dietas de baixas calorias.

2. Reduzir a fadiga “mental”

Suplementos com BCAAs mantêm as pessoas mais focadas durante o exercício.

Durante a prática dos exercícios, os músculos sempre se cansam, mas isso não significa que a mente também deve se cansar. Embora isso seja um pouco complexo, basicamente significa que, quando as pessoas se exercitam, seus níveis de BCAA no sangue diminuem, o que leva a um aumento de outro aminoácido no cérebro, o triptofano, que é convertido em serotonina, um químico cerebral que está envolvido na experiência mental de fadiga.

Embora a fadiga mental não tenha mostrado uma influência drástica no desempenho atlético, isso tem implicações em cenários mais práticos da vida. Por exemplo, se você vai para a academia no seu horário de almoço, o levantamento de pesos contribui para a fadiga mental, e por isso, você irá voltar a trabalhar exausto em vez de revigorado; neste caso, a suplementação com BCAAs pode ajudar a mantê-lo mentalmente melhor durante todo o dia.

3. Menos dor e os mesmos ganhos

Isso acontece porque a maioria dos benefícios associados aos BCAAs ocorre depois que o treino é concluído, e um dos maiores benefícios encontrados nos suplementos de BCAA é a capacidade de reduzir a dor muscular no dia seguinte e minimizar a quantidade de danos causados às fibras durante o exercício.

Para quem serve o BCAA?

Ao ver esses 3 benefícios do BCAA, é possível notar que eles são especialmente úteis para:

  1. Pessoas que gostariam de terminar o seu treino sem sofrer com o cansaço mental;
  2. Pessoas que querem emagrecer sem perder massa muscular durante o processo;
  3. Pessoas que odeiam ir treinar com dores musculares.

Se você acabou de passar por uma fase em que estava mais focado nos treinamentos de força e não muito preocupado com a contagem de calorias ou ganho de peso e agora pretender perder peso, este pode ser o momento perfeito para tomar BCAA, já que diminuir a ingestão de calorias pode também diminuir a ingestão de muitos outros nutrientes importantes. Porém, ao tomar suplementos de BCAA, irá garantir que está fornecendo os aminoácidos essenciais para os seus músculos.

(Video) Creatina ou Bcaa, qual tomar?

Quando tomar BCAA

Os BCAAs podem ser tomados antes, durante ou depois do treino sem perder os seus efeitos benéficos. Tomar antes e durante o treino pode ajudar com a sua energia imediatamente durante o treino, mas isso geralmente ocorre devido aos outros aditivos presentes na mistura. Se você estiver fazendo dieta, tomar esse suplemento antes do treino será mais benéfico. Veja em mais detalhes se é melhor tomar BCAA antes ou depois do treino.

BCAA ou Creatina?

Você deve ter notado que há alguns benefícios que são semelhantes entre ambos os suplementos. Ambos auxiliam na recuperação, ambos levam ao desenvolvimento da massa muscular magra e ambos são apoiados por pilhas significativas de pesquisas e evidências. Sendo assim, qual é melhor? BCAA ou Creatina?

Uma das maneiras mais simples de separá-los é considerar duas fases importantes do ciclo natural de fortalecimento e crescimento muscular.

Primeiro, você tem que treinar para estimular o ciclo de crescimento (rasgando as microfibras e dizendo para os seus músculos aumentarem o tecido muscular transversal).

Em seguida, é hora de entrar na fase de recuperação, quando os músculos precisam de descanso, fluidos e nutrientes para poder usufruir de maneira mais adequada dos ganhos obtidos durante o treino.

Sendo assim, pode-se dizer que:

  • A creatina pode ser aplicada melhor durante a fase do treino;
  • O BCAA está mais relacionado com a fase de recuperação.

A suplementação com creatina aumenta a qualidade e intensidade do seu treino quando você está treinando, e isso faz com que você levante pesos mais pesados, sinta menos cansaço durante o treino e maior motivação. Embora ela também apresente alguns benefícios para a fase de recuperação, o ponto principal desse suplemento acontece durante o treino.

Por outro lado, os BCAAs facilitam muitos dos processos importantes que acontecem após um treino intenso, como a síntese de proteínas e a redução dos efeitos catabólicos que ocorrem devido a uma dieta de baixa calorias, o que faz com que você não perca massa magra, e também reduzem a dor muscular pós-treino.

Ao dividir ambos suplementos, fica mais fácil você decidir se BCAA ou creatina é o mais adequado para as suas necessidades atuais. Você está tentando ficar mais forte e aproveitar melhor cada treino ou está tentando manter a massa muscular enquanto reduz suas medidas e gordura?

BCAA e Creatina: Efeitos combinados

Se você tiver condições de tomar BCAA e creatina juntos, poderá se beneficiar de ambos os estágios, tanto do ciclo muscular como do de fortalecimento. Como a creatina permite treinos de maior intensidade, ela também leva a uma quebra mais rápida de proteínas e fibras musculares, e como visto anteriormente, o BCAA é especialmente útil para a síntese de proteínas, manutenção e recuperação muscular.

Quando combinados, eles podem levar a um melhor resultado em cada fase do ciclo: treinos mais intensos e uma melhor recuperação.

(Video) Tomar BCAA antes ou depois do treino?

Você realmente precisa de BCAA ou creatina?

Dependendo de como você treina, quais são suas metas e frequência de treino, você pode descobrir que realmente não precisa nem de creatina nem de BCAA.

Já as pessoas que procuram aumentar a sua resistência, força ou forma física, provavelmente irão se beneficiar de qualquer um desses suplementos.

Quando combinada com a prática regular do exercício físico, a suplementação de creatina e BCAA pode levar a uma significativa produção e à recuperação muscular, e se isso é algo que te interessa, então esses são dois dos melhores suplementos para você, além de serem testados e seguros.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você tem o hábito de tomar BCAA ou creatina no seu dia a dia? Pretende incluir algum ou ambos na rotina de treinos? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

(Video) SUPLEMENTOS PARA INICIANTES | BCAA, PRÉ-TREINOS E TERMOGÊNICOS, O QUE TOMAR?

FAQs

Qual é melhor a creatina ou BCAA? ›

Como a creatina permite treinos de maior intensidade, ela também leva a uma quebra mais rápida de proteínas e fibras musculares, e como visto anteriormente, o BCAA é especialmente útil para a síntese de proteínas, manutenção e recuperação muscular.

Quem toma creatina precisa tomar BCAA? ›

Você pode consumir esses suplementos com outros suplementos. Exemplo: a creatina com Whey protein, maltodextrina com BCAA, creatina com hipercalórico, entretanto não é necessário o consumo do BCAA com Whey protein, pelo fato do Whey protein já possuir BCAA em sua composição.

O que acontece se tomar creatina e BCAA juntos? ›

A junção destes suplementos pode trazer vários benefícios, como a melhora do desempenho físico, o ganho da massa muscular, e também na melhora da saúde, onde ele muitas vezes corrige as carências alimentares de que nosso corpo necessita.

Qual melhor suplemento para dar energia para malhar? ›

9 suplementos para dar mais energia e disposição
  1. Arginina. De modo geral, a Arginina está ligada ao ganho de performance em atletas. ...
  2. Ubiquinona ou coenzima Q10. ...
  3. Vitamina D. ...
  4. Complexo B. ...
  5. Creatina. ...
  6. Ferro. ...
  7. L-teanina e cafeína. ...
  8. Vitamina C.
27 May 2022

O que o BCAA pode fazer pelo seu corpo? ›

Colabora com a produção de energia; Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue; Aumenta a velocidade da síntese proteica muscular; Auxilia no ganho de massa muscular.

Qual é a função do BCAA? ›

O BCAA é um suplemento alimentar que ajuda no ganho de massa muscular. Apesar disso, se consumido corretamente, não engorda, já que estimula o metabolismo, colaborando com o ganho de massa magra.

Porque creatina incha a barriga? ›

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Quem não malha pode tomar BCAA? ›

Os suplementos, em geral, são indicados para atletas, e não adianta nada tomá-los sem fazer exercícios. O suplemento aumenta a quantidade de proteínas no corpo que vão se associar às fibras musculares, mas é a atividade física quem realmente causa o ganho de massa muscular.

Quando não treino devo tomar BCAA? ›

Conclusão. A maioria dos estudos que mostram efeito benéfico da suplementação de BCAA são feitos em situações irreais de restrição proteica. Se você consome uma boa quantidade de proteína animal você não terá nenhum efeito com essa suplementação. Em caso de veganos e vegetarianos a suplementação pode ser avaliada.

Pode tomar creatina e BCAA todos os dias? ›

Sim, você pode tomar todos esses suplementos de uma só vez, pois eles se complementam. Além disso, o uso dos três ao mesmo tempo pode melhorar muito o seu desempenho físico e acelerar o seu ganho de massa muscular.

Tem que tomar BCAA todos os dias? ›

Especialistas afirmam que, para realmente fazer efeito e auxiliar no crescimento dos músculos, o BCAA deve ser tomado diariamente. A quantidade diária ideal para o uso do suplemento varia de acordo com o peso da pessoa.

Tem que tomar a creatina todos os dias? ›

Nós recomendamos consumir creatina continuamente. A dose diária recomendada é entre 3 e 5 gramas. O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Quanto tempo a creatina começa a fazer efeito no corpo? ›

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos da creatina após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

O que tomar para aumentar pernas e glúteos? ›

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:
  1. Whey protein. ...
  2. Creatina. ...
  3. BCAA. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Caseína. ...
  6. Carnitina. ...
  7. L-arginina. ...
  8. Proteínas vegetais.
1 day ago

Como ganhar 5kg de massa muscular em 1 mês? ›

11 dicas para ganhar massa muscular mais rápido
  1. Fazer cada exercício de forma lenta. ...
  2. Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ...
  3. Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ...
  4. Ter uma alimentação rica em proteínas. ...
  5. Consumir gorduras e carboidratos antes do treino. ...
  6. Treinar de forma intensa. ...
  7. Trocar de treino de forma regular.

Por que não usar BCAA? ›

A quebra do seu tecido muscular.

Se você ingerir só BCAA em jejum, é impossível construir ou manter massa muscular só ingerindo esses três aminoácidos, pois seu corpo vai buscar os outros com o catabolismo do seu tecido muscular.

Quanto tempo demora para ver o resultado do BCAA? ›

Após ser aplicado, no mesmo dia, o paciente tem o prazo de até duas horas para realizar atividade física e conseguir uma maior produtividade do BCAA nas fibras musculares, permanecendo a atividade muscular durante uma semana.

Quando se deve tomar creatina? ›

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Qual é o efeito colateral da creatina? ›

Efeitos negativos da creatina

Potencializa a desmineralização óssea. Pode provocar distrofia muscular; cãibras. Náuseas e vômitos; desconforto estomacal. Diarréia; tonturas; desregula a atividade hormonal.

Qual é o melhor Pré-treino do mercado? ›

Quais os melhores pré-treinos do mercado em 2022?
  • Pré-Treino Nutrata Four Beta Plus Pre Workout. ...
  • Pré-treino Max Titanium Horus. ...
  • Pré-treino C4 Beta Pump. ...
  • Pré-treino Integralmédica Darkness Évora PW. ...
  • Pré-treino FTW Diabo Verde Insano Pre – Workout. ...
  • Pré-treino Body Action Nuclear Rush. ...
  • Pré-treino Black Skull Bone Crusher.

Quais são os benefícios da creatina para o corpo? ›

Em resumo, a creatina serve para:
  • Fornecer mais energia para as células musculares;
  • Melhorar a performance nos treinos;
  • Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;
  • Colaborar para o ganho de massa magra;
  • Aumentar força e potência durante o treino;
  • Melhorar o funcionamento do metabolismo;
13 Jul 2021

Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? ›

A creatina não engorda (acúmulo de gordura). Mas é comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

Estou tomando creatina e não vejo resultado? ›

Caso tenha aumentado a dosagem para 5 gramas, sem efeito após 4 semanas, você pode seguir o protocolo de saturação da creatina. Converse com seu nutricionista sobre o uso do suplemento por 5 a 7 dias em uma dosagem de 20 gramas, seguida da manutenção com 5 gramas ao dia.

O que acontece se eu tomar creatina é não treinar? ›

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Quem quer ganhar massa pode tomar BCAA? ›

Assim como os atletas Growth, praticantes de atividades físicas e esportivas podem consumir o BCAA suplemento com objetivo de melhorar o desempenho e favorecer o ganho de massa muscular. Além disso, o BCAA não apresenta contraindicação para pessoas saudáveis que precisam repor os nutrientes no organismo.

Qual suplemento substitui o BCAA? ›

Se você quer ganhar massa muscular e aumentar seus músculos, o BCAA é a escolha mais indicada, pois oferece resultados mais rápidos. Por outro lado, se o seu objetivo é acelerar a recuperação muscular no pós-treino, a Glutamina é a melhor opção, pois restaura os tecidos de forma mais eficaz que o BCAA.

Quem quer ganhar massa muscular pode tomar BCAA? ›

Sim, qualquer pessoa que realize a prática de alguma atividade física pode realizar a suplementação com o BCAA para conseguir um melhor desempenho físico. O BCAA evita que você tenha muito cansaço físico, em treinos de maior intensidade. Aumenta o ganho de massa muscular e evita que haja a perda da mesma no pós-treino.

Como a creatina aumenta a força? ›

Como a creatina armazena energia, seu aumento nas células musculares aumenta a potência muscular. Estes resultados parecem evidenciar um efeito rápido da suplementação de creatina, especificamente relacionado ao aumento de potência muscular.

Quais os riscos de se tomar BCAA? ›

Quando ocorre a ingestão inadequada do BCAA, alguns estudos mostraram que o acúmulo crônico dos aminoácidos no corpo, pode suprimir o metabolismo da glicose, podendo levar a uma injúria isquêmica cardíaca, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.

Como tomar BCAA para ganho de massa muscular? ›

Uma dose entre 6 e 10 gramas antes e outra depois do seu treino. Se você está em busca de massa muscular, então essa é com certeza a melhor maneira de tomar seu BCAA. Com isso o seu organismo irá se preparar para um treino intenso sem cair em exaustão logo após.

O que é melhor para ganhar massa muscular whey ou creatina? ›

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

Pode tomar creatina nos dias que não treina? ›

O consumo da creatina deve ser feito até mesmo nos dias que você não treina. Em geral, a indicação da ANVISA é de 3g de Creatina, mas diversas pesquisas indicam o valor de 5g por dia para obter melhores resultados.

Pode tomar whey protein e BCAA juntos? ›

A combinação de whey protein e BCAA favorece o controle e a redução da gordura corporal. Além de também estarem relacionados ao controle da glicemia e da insulina após as refeições. E dessa forma ajudam a diminuir o percentual de gordura corporal e a manutenção dos músculos durante fases de restrição calórica.

Como tomar BCAA de forma correta? ›

É possível consumi-lo antes ou depois do treino, já que ele pode ajudar a fornecer energia e a prevenir a fadiga muscular. O ideal é sempre ingerir um suplemento alimentar após uma refeição, como o café da manhã, por exemplo. O BCAA também auxilia na recuperação dos músculos e na síntese de proteínas.

Como fazer a creatina fazer efeito mais rápido? ›

[ATUALIZADO] COMO TOMAR CREATINA | RÁPIDO E FÁCIL

Faz mal tomar 6g de creatina por dia? ›

A quantidade recomendada é de 3-5g diárias de creatina por dia. Caso haja alguma condição de saúde, é recomendado que consulte sempre um médico e/ou nutricionista antes de suplementar.

O que posso usar para substituir a creatina? ›

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

O que é melhor para ganhar massa muscular whey ou creatina? ›

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

Faz bem tomar creatina? ›

Tomar creatina nas doses recomendadas não faz mal para o organismo, pois as doses recomendadas são muito reduzidas, o que faz com que não exista quantidade suficiente para sobrecarregar os rins ou o fígado.

Quais são os benefícios da creatina para o corpo? ›

Em resumo, a creatina serve para:
  • Fornecer mais energia para as células musculares;
  • Melhorar a performance nos treinos;
  • Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;
  • Colaborar para o ganho de massa magra;
  • Aumentar força e potência durante o treino;
  • Melhorar o funcionamento do metabolismo;
13 Jul 2021

Por que não usar creatina? ›

Quem pode e quem não pode consumir

A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.

O que corta a creatina? ›

A creatina precisa de água para ser armazenada nas células musculares. Logo, consumir café e outros alimentos com cafeína faz o corpo perder mais água, o que prejudica a absorção de creatina.

O que substitui o whey no Pós-treino? ›

Dicas de substituição do Whey Protein
  • A soja em grãos: A cada 100 gramas de soja fornecem 36 gramas de proteína. ...
  • Filet Mignon. ...
  • Frango sem pele! ...
  • Leite em pós desnatado. ...
  • A Sardinha: ...
  • Fígado Bovino: ...
  • Carne Moída: ...
  • O peixe cação:
30 Jul 2021

Porque creatina incha a barriga? ›

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Que tomar para definir músculos rápido? ›

11 dicas para ganhar massa muscular mais rápido
  1. Fazer cada exercício de forma lenta. ...
  2. Não parar o exercício assim que começar a sentir dor. ...
  3. Treinar de 3 a 5 vezes por semana. ...
  4. Ter uma alimentação rica em proteínas. ...
  5. Consumir gorduras e carboidratos antes do treino. ...
  6. Treinar de forma intensa. ...
  7. Trocar de treino de forma regular.

Quanto tempo a creatina começa a fazer efeito no corpo? ›

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos da creatina após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

O que a creatina faz no cérebro? ›

Impulsionar funcionamento do cérebro

Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

Tem testosterona na creatina? ›

A creatina é um esteróide anabolizante? Os esteróides anabolizantes são uma versão sintética da testosterona, um hormônio androgênico, e é usado em conjunto com o treinamento de resistência com a intenção de aumentar a massa muscular e força devido ao aumento na síntese de proteína muscular.

Quando se deve tomar BCAA? ›

É possível consumi-lo antes ou depois do treino, já que ele pode ajudar a fornecer energia e a prevenir a fadiga muscular. O ideal é sempre ingerir um suplemento alimentar após uma refeição, como o café da manhã, por exemplo. O BCAA também auxilia na recuperação dos músculos e na síntese de proteínas.

Quem quer perder peso pode tomar creatina? ›

O suplemento favorece o emagrecimento ao ajudar a manter o tecido muscular magro e o metabolismo ativo, o que influencia a queima de gordura e perda de peso. Outro aspecto positivo é que a creatina possui propriedades hidratantes, o que beneficia o metabolismo.

Tem que tomar a creatina todos os dias? ›

Nós recomendamos consumir creatina continuamente. A dose diária recomendada é entre 3 e 5 gramas. O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Videos

1. CREATINA OU BCAA QUAL DOS DOIS É MELHOR QUAL É MELHOR PARA CRESCIMENTO MUSCULAR DEFINIÇÃO EMAGRECER
(Hugo Arthur)
2. Por que tomar BCAA? | Muzy Responde
(Max Titanium)
3. Benefícios do BCAA - Para Que Serve, Como Tomar e Dicas
(Nutricionista Patricia Leite)
4. APRENDA A USAR SUPLEMENTOS PARA EVOLUIR SEU CORPO
(Renato Cariani)
5. QUAL SUPLEMENTO TOMAR? | MUZY RESPONDE
(Paulo Muzy)
6. Para que serve o BCAA, Creatina e Whey protein?
(Personal Fábio Silva)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Aron Pacocha

Last Updated: 12/07/2022

Views: 5321

Rating: 4.8 / 5 (48 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Aron Pacocha

Birthday: 1999-08-12

Address: 3808 Moen Corner, Gorczanyport, FL 67364-2074

Phone: +393457723392

Job: Retail Consultant

Hobby: Jewelry making, Cooking, Gaming, Reading, Juggling, Cabaret, Origami

Introduction: My name is Aron Pacocha, I am a happy, tasty, innocent, proud, talented, courageous, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.