Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (2022)

Uma pesquisa do ano de 2015 do Ministério da Saúde do Brasil identificou que um em cada quatro brasileiros sofre com a pressão alta. A hipertensão, nome pelo qual a doença também é chamada, é definida pela Associação Americana do Coração como a elevação constante da pressão arterial, que é a força que o sangue faz quando pressiona contra as paredes dos nossos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de hipertensão: a hipertensão primária e a hipertensão secundária. A primeira se desenvolve ao longo do tempo e os pesquisadores ainda não sabem com clareza quais mecanismos fazem com que a pressão aumente lentamente.

Continua Depois da Publicidade


No entanto, acredita-se que a combinação de alguns fatores possa contribuir para o desenvolvimento da condição. Entre esses fatores encontram-se a predisposição genética para a hipertensão, algum tipo de mau funcionamento no corpo e um estilo de vida não saudável com uma dieta de baixa qualidade e falta de atividade física (estar sobrepeso ou obeso aumenta os riscos de ter a doença).

Já a hipertensão secundária pode ser causada por uma série de condições de saúde e fatores como: doenças renais, apneia obstrutiva do sono, problemas na tireoide, cardiopatias congênitas, efeitos colaterais de medicamentos, uso de drogas ilegais, abuso ou uso crônico de álcool, problemas na glândula adrenal e tumores endócrinos.

5 opções de chá para pressão alta

Aqui estão os 5 chás que podem contribuir para a estabilização da pressão arterial:

  • Chá verde;
  • Chá de hibisco;
  • Chá de urtiga;
  • Chá de gengibre;
  • Chá de espinheiro.

A seguir você vai conhecer melhor as propriedades de cada um deles, bem como saber como prepará-los, e os cuidados que se deve ter.

1. Chá verde

Um estudo divulgado no ano de 2008 na publicação Inflammopharmacology (Inflamofarmacologia, tradução livre) indicou que os polifenóis da bebida ajudam a combater a pressão alta. Entretanto, é necessário optar pelas versões descafeinadas do chá verde, já que a cafeína encontrada na bebida pode interagir com medicamentos para pressão e desencadear um pico na pressão arterial.

Continua Depois da Publicidade


Não se deve tomar mais do que três a quatro xícaras do chá verde justamente por ele conter a cafeína que, em excesso, pode provocar problemas como insônia, taquicardias, dores de cabeça, entre outros.

Para quem tem problemas ou sensibilidade à cafeína, essa dosagem pode ser ainda menor, portanto, consulte o seu médico para saber a dosagem máxima de chá verde que é ideal para o seu organismo, em particular.

(Video) Como baixar a pressão arterial naturalmente em 5 minutos

– Como fazer chá verde

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de chá verde;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  1. Aquecer a água, porém, sem deixar ferver – para que os benefícios sejam mantidos e o chá não fique amargo é necessário que a temperatura da água não seja mais alta do que 80º C a 85º C.
  2. Colocar o chá verde em uma caneca e despejar a água quente por cima;
  3. Tampar e deixar abafar durante três minutos – não deixar em imersão por mais tempo para que o chá verde não perca as suas propriedades;
  4. Coar o chá e tomá-lo imediatamente, sem açúcar.

2. Chá de hibisco

Profissionais também mencionam o chá de hibisco como uma das opções de chá indicados para quem tem pressão alta porque uma pesquisa apresentada em 2010 no The Journal of Nutrition (O Jornal da Nutrição, tradução livre) sugeriu que a bebida pode favorecer a diminuição da pressão arterial em adultos com pré-hipertensão.

Continua Depois da Publicidade


Segundo a publicação, a descoberta também se aplica a adultos com hipertensão leve. Porém, há um alerta: se tomado juntamento com diuréticos, o chá de hibisco pode provocar a elevação da pressão arterial.

Ele também não deve ser utilizado por quem usa remédios para pressão alta ou pressão baixa, é contraindicado para mulheres que estejam grávidas e considerado possivelmente inseguro para mulheres que estejam amamentando.

Por trazer um efeito de diminuição dos níveis de açúcar no sangue, pessoas diagnosticadas com diabetes que já fazem um tratamento para controlar as taxas de glicose correm o risco de sofrer com uma redução excessiva desses níveis ao utilizar o hibisco, ocasionando a chama hipoglicemia.

Assim, recomenda-se deixar de ingerir o chá pelo menos duas semanas antes da realização de uma cirurgia, sempre seguindo as orientações do médico responsável pela operação, obviamente.

Além disso, alguns efeitos colaterais como a abertura e expansão dos vasos sanguíneos, o que favorece o desenvolvimento de doenças no coração, e o prejuízo ao foco e a concentração já foram associados ao hibisco, segundo informações do Centro Bastyr de Saúde Natural, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

– Como fazer chá de hibisco

Continua Depois da Publicidade

(Video) CHÁ para DESINCHAR e BAIXAR A PRESSÃO ALTA - Fácil e Rápido

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flores de hibisco seco;
  • 1 litros de água em início de fervura.

Modo de preparo:

  1. Acrescentar o hibisco na água em início de fervura;
  2. Tampar e deixar descansar durante 10 minutos;
  3. Coar e servir-se imediatamente.

3. Chá de urtiga

A bebida aparece na lista porque a urtiga é conhecida por estar ligada à diminuição dos níveis da pressão arterial. Entretanto, como ela pode influenciar a ação de medicamentos para a pressão, é essencial consultar o médico para saber corretamente a quantidade do chá que deve ser utilizada.

A bebida também pode interagir com remédios para diabetes e para diluição do sangue. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, ao tomar o chá de urtiga, a pessoa deve aumentar a sua ingestão de água.

Além disso, o chá de urtiga é contraindicado para os casos de inchaço causados por doenças cardíacas ou pela função renal prejudicada.

As folhas frescas de urtiga podem provocar irritação e reação alérgica na pele, o que exige que a manipulação da planta seja feita sempre com luvas e a erva não seja consumida crua.

– Como fazer chá de urtiga

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de urtiga;
  • 1 l de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água dentro de uma panela, adicionar a erva e levar ao fogo;
  2. Assim que alcançar fervura, deixar cozinhar por mais três a quatro minutos e desligar o fogo;
  3. Tampar e deixar descansar ao longo de aproximadamente 10 minutos;
  4. Coar e consumir o chá imediatamente.

4. Chá de gengibre

É possível que o gengibre auxilie a controlar a pressão arterial porque em estudos realizados com animais ele mostrou melhorar a circulação do sangue e a relaxar os músculos ao redor dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial, ainda que os estudos feitos em seres humanos ainda sejam considerados inconclusivos.

Por outro lado, há quem diga que o chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que sofrem com a pressão alta. Portanto, está aí mais um motivo para consultar o médico antes de utilizar a bebida para ajudar em relação à hipertensão.

Além disso, o Centro Médico da Universidade de Maryland alertou que o gengibre pode aumentar o risco de sangramento, interagir com medicamentos (se usar remédios, converse com o seu médico para saber se eles não interagem com o ingrediente) e que pessoas com problemas no coração devem consultar o médico antes de utilizá-lo.

(Video) 5 chás para baixar "pressão alta"

Mulheres grávidas só devem usar o gengibre após autorização médica e as que estão amamentando não devem utilizar o ingrediente por questões de segurança.

Ele pode aumentar os níveis de insulina ou abaixar a taxa de açúcar no sangue. Portanto, que tem diabetes pode precisar ajudar os medicamentos que usa para tratar a condição. Logo, antes de tomar o chá de gengibre, os diabéticos devem checar com o médico.

O gengibre também não deve ser utilizado por quem sofre com hipertireoidismo e cálculo na vesícula biliar e crianças, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlceras e alergias não devem abusar da raiz.

– Como fazer chá de gengibre

Ingredientes:

  • 2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Colocar a água e a raiz de gengibre dentro de uma panela e levar ao fogo para ferver;
  2. Depois que ferver, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar durante, no mínimo, 30 minutos;
  3. Remover os pedaços do gengibre e servir-se.

5. Chá de espinheiro (Hawthorn ou Crataegus monogyna, nome científico, não confundir com a espinheira-santa)

O espinheiro é um chá ligado a benefícios em casos de pressão alta, que tem sido utilizado por milhares de anos na medicina chinesa tradicional. Ao que parece, extratos de espinheiro mostraram trazer benefícios para a saúde cardiovascular como ajudar a diminuir a pressão arterial em roedores.

Segundo a bacharela em jornalismo e nutrição, Tara Carson, o chá de espinheiro não deve ser utilizado ao mesmo tempo que medicamentos para baixar a pressão sem que haja a supervisão do médico porque a bebida pode aumentar a performance desses remédios.

Além disso, é importante saber que, em algumas pessoas, o espinheiro pode provocar efeitos colaterais como náusea, perturbação estomacal, fadiga, suor, dor de cabeça, palpitações, vertigem, hemorragias nasais, insônia, agitação, entre outros problemas.

Como não se há informações suficientes a respeito do uso do espinheiro em mulheres grávidas ou que estejam em fase de aleitamento de seus bebês, recomenda-se que elas ajam com segurança e evitem a planta.

O espinheiro pode interagir com medicamentos utilizados para doenças no coração. Logo, quem sofre com problemas cardíacos não pode deixar de consultar o médico antes de começar a tomar o chá da planta.

– Como fazer chá de espinheiro

Ingredientes:

(Video) Receita CASEIRA para abaixar COLESTEROL e PRESSÃO ALTA | Peter Liu

  • 1 colher de sopa de bagas secas de espinheiro;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

  1. Encher uma panela com a água e adicionar as bagas secas de espinheiro;
  2. Cozinhar em fogo brando durante 10 a 15 minutos;
  3. Desligar o fogo, coar e servir-se.

Dicas de preparo e a respeito dos ingredientes

O ideal é tomar um chá para pressão alta logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.

É necessário certificar-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Cuidados e observações:

Além do uso de medicamentos, o tratamento da pressão alta exige mudanças no estilo de vida como perder peso, parar de fumar, seguir uma alimentação saudável, limitar a ingestão diária de sódio, praticar exercícios regularmente e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

É fundamental seguir as instruções referentes ao tratamento passado pelo médico, até porque a hipertensão pode resultar em doença renal, ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Há quem diga que os chás mencionados acima podem ser úteis para quem sofre com a condição.

Porém, alertamos que você só deve usar qualquer um desses chás depois de consultar o seu médico e verificar com ele se a bebida realmente é indicada para o seu caso, se não pode te fazer mal, em que dosagem e frequência pode ser utilizada e se ela não pode interagir com o remédio para pressão que você esteja utilizando (o que pode ser o caso de diversos chás) ou com qualquer outro medicamento, suplemento ou produto natural que você faça uso.

Mesmo bebidas naturais como os chás podem ser contraindicados para uma série de pessoas, interagir com medicamentos, suplementos ou plantas medicinais e provocar efeitos colaterais, principalmente quando utilizados de maneira indevida.

Essas recomendações de cuidados são importantes para todo mundo, especialmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com alguma doença ou algum tipo de condição específica de saúde.

Caso experimente qualquer tipo de efeito colateral ao consumir um chá para pressão alta, procure rapidamente a ajuda médica.

Vídeos:

Gostou das dicas?

(Video) Abaixe a Pressão Arterial em apenas 6 minutos e Salve uma Vida!

Você já experimentou algum chá desses? O que achou? Comente abaixo!

Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (1)Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (2)Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (3)Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (4)Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (5) (37 votos, média 3,89)
Chá para Pressão Alta - 5 Melhores, Como Fazer e Dicas (6)Loading...

FAQs

Qual o chá que é bom para baixar a pressão rapidamente? ›

Qual chá tomar para baixar a pressão? É possível concluir que os chás de alho, hibisco, erva cidreira e cavalinha podem auxiliar na diminuição da pressão arterial. Dessa forma, a recomendação é uso de, no máximo, uma xícara ao dia de qualquer uma dessas bebidas.

Como fazer um chá caseiro para pressão alta? ›

Chá para BAIXAR PRESSÃO ALTA Poderoso - Ajuda a DESINCHAR e ...

Como baixar a pressão alta em 5 minutos? ›

Primeiro, lave bem a cebola – se quiser descasque, mas não tem necessidade; Rale na parte mais grossa do ralador (aquela que tem os furos maiores) e coloque em uma bacia; Em seguida, coloque os pés (descalços) sobre a cebola ralada e permaneça com eles ali, medindo a pressão a cada cinco minutos.

Qual o suco que é bom para baixar a pressão? ›

4 sucos com laranja para baixar a pressão alta
  1. Suco de laranja e babosa. A babosa complementa o suco de laranja, trazendo nutrientes que atuam como anti-inflamatórios e depurativos, ajudando a prevenir doenças cardíacas. ...
  2. Suco de laranja e gengibre. ...
  3. Suco de laranja e pepino. ...
  4. Suco de beterraba, cenoura, laranja e limão.

Como usar o limão para baixar a pressão? ›

Como consumir o limão

Assim, beber o suco de 1 limão médico, pelo menos uma vez por dia, pode ser uma boa forma de regular a pressão em quem tem pressão alta. Esse suco pode ser diluído em um pouco de água, especialmente para quem tem maior sensibilidade à acidez do limão.

Qual o melhor remédio caseiro para baixar a pressão alta? ›

10 remédios caseiros para pressão alta
  1. Água de alho. ...
  2. Suco de limão. ...
  3. Chá de alpiste. ...
  4. Chá de folhas de oliveira. ...
  5. Suco de mirtilo. ...
  6. Chá de hibisco. ...
  7. Chá de mangaba. ...
  8. Chá de cavalinha.

O que fazer quando a pessoa está com pressão alta? ›

Mas o que fazer em caso de pressão alta? ³
  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
May 12, 2020

Qual é o limite da pressão arterial? ›

A pressão considerada ótima é de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente 12 por 8. É considerado hipertenso quem apresenta sistematicamente pressão igual ou maior que 140/90mmHg, ou 14 por 9.

Quem tem pressão alta pode tomar suco de limão? ›

Limão. Adicionar limão à sua água não só dá um sabor melhor a ela, mas também pode ajudar se você tem hipertensão, e é frequentemente um dos primeiros alimentos recomendados para aqueles que sofrem de certas condições médicas.

Qual a melhor posição para dormir quando a pressão está alta? ›

Quem sofre de pressão alta e dorme de costas ou de bruços deveria considerar dar uma viradinha e dormir de lado. Existem bastantes evidências de que quem faz essa transição de posição para dormir consegue reduzir a pressão.

Qual o melhor remédio caseiro para baixar a pressão alta? ›

10 remédios caseiros para pressão alta
  1. Água de alho. ...
  2. Suco de limão. ...
  3. Chá de alpiste. ...
  4. Chá de folhas de oliveira. ...
  5. Suco de mirtilo. ...
  6. Chá de hibisco. ...
  7. Chá de mangaba. ...
  8. Chá de cavalinha.

O que fazer quando a pressão não baixa de jeito nenhum? ›

Isso envolve caprichar nas frutas, verduras e legumes, maneirar na quantidade de sal, praticar exercícios regularmente e abandonar os vícios no cigarro e no álcool. Juntas, essas atitudes são essenciais para alcançar os níveis preconizados.

O que fazer para baixar a pressão alta? ›

7 formas naturais de baixar a pressão alta (hipertensão)
  1. Perder peso. ...
  2. Adotar a dieta DASH. ...
  3. Consumir apenas 6 g de sal por dia. ...
  4. Praticar exercícios 5 vezes por semana. ...
  5. Abandonar o cigarro. ...
  6. Ingerir mais potássio e magnésio. ...
  7. Diminuir o estresse.

O que fazer quando a pessoa está com pressão alta? ›

Mas o que fazer em caso de pressão alta? ³
  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
May 12, 2020

Videos

1. 5 RECEITAS CASEIRAS PARA PRESSÃO ALTA | Dr. Peter Liu
(Peter Liu)
2. 10 Chás para Pressão Alta - Como Fazer e Tomar [PARA BAIXAR PRESSÃO ALTA]
(Nutricionista Patricia Leite)
3. 10 DICAS PARA PRESSÃO ARTERIAL BAIXA: TUDO QUE VOCÊ DEVE FAZER SE A SUA PRESSÃO ESTIVER MUITO BAIXA.
(Top Remédios Caseiros.)
4. Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!
(Tua Saúde)
5. 3 CHÁS QUE BAIXAM A PRESSÃO ARTERIAL ALTA (PRESSÃO ALTA/HIPERTENSÃO)
(Dr. Charles Genehr)
6. Como Baixar a PRESSÃO ALTA em 5 MINUTOS Naturalmente
(Nutricionista Patricia Leite)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Neely Ledner

Last Updated: 11/08/2022

Views: 6210

Rating: 4.1 / 5 (42 voted)

Reviews: 81% of readers found this page helpful

Author information

Name: Neely Ledner

Birthday: 1998-06-09

Address: 443 Barrows Terrace, New Jodyberg, CO 57462-5329

Phone: +2433516856029

Job: Central Legal Facilitator

Hobby: Backpacking, Jogging, Magic, Driving, Macrame, Embroidery, Foraging

Introduction: My name is Neely Ledner, I am a bright, determined, beautiful, adventurous, adventurous, spotless, calm person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.