Dieta Dukan: queime até 5kg já na primeira semana (2023)

A dieta Dukan é uma dieta dividida em 4 fases e, segundo o seu autor, permite emagrecer cerca de 5 kg já na primeira semana. Na primeira fase, a alimentação é feita apenas com proteínas, e o tempo de duração da dieta depende da quantidade de peso que a pessoa quer emagrecer.

Essa dieta foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e encontra-se totalmente explicada em seu livro: 'Não consigo emagrecer'. Essa pode serumaopção para quem precisa perder peso rapidamente.

Veja quantos quilos você precisa emagrecer, colocando seus dados na calculadora a seguir:

Confira os alimentos permitidos, os proibidos e como funciona cada fase da dieta Dukan:

Passo a passo da dieta Dukan

Para saber quantos dias deve durar cada fase da dieta, o Dr. Dukan sugere:

  • Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.

O tempo de duração das outras fases varia conforme a perda de peso do indivíduo, e os únicos doces que se pode comer nesta dieta são o pudim de ovos com leite desnatado do Dr. Dukan e a gelatina light sem açúcar. Veja a seguir o passo a passo da dieta Dukan.

1ª fase da dieta Dukan - fase de ataque

Na 1ª fase da dieta Dukan só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces.

(Video) DIETA DUKAN COMO EMAGRECER 5KG EM 1 SEMANA RENATO TORRES

  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces.

Esta fase dura de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.

Exemplo de cardápio para a fase de ataque

Na fase de ataque, a alimentação é baseada apenas em alimentos ricos em proteínas. Assim, o cardápio pode ser:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo e presunto ou 1 ovo com2 fatias de queijo. Pode-se adicionar café ao leite, mas não açúcar.
  • Lanche manhã: 1 iogurte natural desnatado ou 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.
  • Almoço/Jantar: 250g de carne vermelha ao molho 4 queijos, feito com leite desnatado ou 3 filés de frango grelhado com cobertura de queijo e presunto ou camarão ao molho de queijo.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado ou 1 copo de leite desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 1 ovo cozido ou 2 fatias de tofu + 3 fatias de presunto ou 1 hambúrguer de soja + 1 fatia de queijo cottage.

É importante lembrar que apenas são permitidos 2 ovos por dia.

Dieta Dukan: queime até 5kg já na primeira semana (1)

Alimentos permitidos na fase 1

Dieta Dukan: queime até 5kg já na primeira semana (2)

Alimentos proibidos na fase 1

2ª fase da dieta Dukan - fase de cruzeiro

Na 2ª fase da dieta Dukan se introduz na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e o único doce permitido é gelatina light. Os temperos utilizados devem ser azeite, limão, ervas como salsa e alecrim ou vinagre balsâmico.

(Video) 4 dietas para perder gordura rápido

  • Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Atenção: nesta 2ª fase, deve-se intercalar 1 dia comendo só proteína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras, até completar 7 dias. No dia em que comer só proteína, deve-se comer também 1 colher de bagas de Goji e, nos outros dias, 2 colheres.

Exemplo de cardápio para a fase de cruzeiro

Deve-se seguir o cardápio da fase de ataque para os dias de proteínas. O cardápio a seguir traz exemplos de refeições para os dias em que se come proteínas e legumes:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de queijo assado com tomate ou panqueca de ovo e tomate.
  • Lanche da manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto.
  • Almoço/Jantar: 250g de carne ao molho de tomate com salada de pepino, alface e berinjela ou 2 postas de salmão ao molho de cogumelos + salada de tomate, abobrinha e acelga.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 2 fatias de queijo ou 1 ovo cozido

Nesta fase, que dura até 1 semana, perde-se de 1 a 2 kg.

3ª fase da dieta Dukan - fase de consolidação

Na 3ª fase da dieta Dukan, além das carnes, dos legumes e das verduras, também se pode comer 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40 g de qualquer tipo queijo.

(Video) Emagreça até 3 quilos em uma semana (Sopa Milagrosa)

Nessa fase, também é permitido comer 1 porção de carboidrato 2 vezes por semana, como arroz integral, macarrão integral ou feijão, e pode-se ter 2 refeições completas livres, onde se pode comer qualquer alimento que já tenha sido permitido na dieta, juntamente com uma taça de vinho ou de cerveja.

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, arroz integral, macarrão integral, feijãoe queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz branco, macarrão branco e todos as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1 kg que o indivíduo queira perder. Ou seja, se o indivíduo quer perder ainda mais 10 kg, esta fase deverá durar 100 dias.

Exemplo de cardápio para a fase de consolidação

Na fase de consolidação, a alimentação passa a ser mais liberada, podendo-se comer pão integral diariamente. Assim, o cardápio pode ser:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 1 fatia de pão integral com queijo, tomate e alface.
  • Lanche da manhã: 1 maçã + 1 fatia de queijo e de presunto.
  • Almoço/Jantar: 130 g de peito de frango ao molho de tomate + arroz integral + salada de legumes crus ou 1 lata de atum com macarrão integral ao molho pesto + salada de legumes crus + 1 laranja.
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural desnatado + 1 colher de sopa de Goji + 1 fatia de pão integral com queijo.

Veja receitas que podem ser usadas nesta fase em: Receita de café da manha Dukan.

4ª fase da dieta Dukan - fase de estabilização

Na 4ª fase da dieta Dukan, as recomendações são: fazer 1 vez por semana a dieta da proteína semelhante à 1ª fase, fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e usar as escadas, e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

  • Alimentos permitidos: todos os tipos de alimentos são permitidos, mas deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: nada é proibido, pode-se ter uma alimentação normal.

Nesta dieta é preciso beber no mínimo 2 litros de água por dia para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar as toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar nem adoçante e refrigerante zero, com moderação.

Exemplo de cardápio para a fase de estabilização

Na fase de estabilização, pode-se ter uma alimentação normal, como:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 2 fatias de pão integral com queijo minas light.
  • Lanche da manhã: 1 pêra + 4 bolachas de água e sal ou 3 castanhas + 1 fatia de melancia.
  • Almoço/Jantar: 120 g de carne + 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada crua + 1 laranja
  • Lanche da tarde: 1 iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + 4 torradas integrais com ricota.

É importante lembrar que a dieta Dukan é restritiva e pode causar a mal estar, tonturas e fraqueza, além de não levar em conta a reeducação alimentar, o que facilita o aumento de peso após a dieta. Assim sendo o mais recomendado para emagrecer é ir ao nutricionista e seguir suas orientações.

Dieta Dukan: queime até 5kg já na primeira semana (7)

Fase 4: todos os alimentos são permitidos

Saiba como fazer a dieta do metabolismo rápido para emagrecer 10 kg em menos de um mês.

FAQs

Quantos quilos se perde na primeira fase da dieta Dukan? ›

Fase 1: ataque

Curta e intensa, esta etapa da dieta vai fazer você enxugar até 3 quilos em seis dias. Por ter só proteína magra (a exceção é o farelo de aveia, uma vez por dia, para reforçar a saciedade), ela prepara o organismo para responder melhor à dieta. Carne, ave e peixe podem ser consumidos à vontade.

Quantos quilos é possível perder na fase ataque? ›

A fase ataque pode durar de dois a dez dias. Nela, a pessoa precisa ingerir uma e meia colher de farelo de aveia diariamente, além de consumir apenas proteína pura. Segundo o site do nutrólogo francês criador da dieta Dukan, uma pessoa pode perder 4,5 quilos em dois dias, e até 18 quilos em seis.

O que comer na primeira semana da dieta Dukan? ›

1ª fase da dieta Dukan - fase de ataque

Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage.

Quantos dias pode ficar na fase de ataque? ›

Fase "Ataque" - Quando acontece a maior perda, de 15,kg a 5kg, num período de 1 a 7 dias. 66 alimentos ricos em proteínas são autorizados para comer à vontade, tais como: Carne magra: Vitela e boi sem gordura (grelhadas, assadas ou cozidas);

O que acontece se comer só ovo por 7 dias? ›

A dieta do ovo promete a perda de até 7kg em 7 dias, tendo como base a alimentação através da ingestão de proteínas. A saber, a proteína tem como uma de suas características o alto poder de saciedade, fazendo com que exista uma diminuição do apetite.

Quantos quilos se perde em uma semana com a dieta da proteína? ›

É uma versão moderna — e mais complicada — da dieta da proteína e promete a perda de até quatro quilos por semana. O programa é dividido em quatro fases. 1ª fase: Só pode ingerir alimentos proteicos (carnes magras, frutos do mar, frango sem pele e iogurte, por exemplo).

Porque a dieta Dukan emagrece? ›

Os cuidados com as fases da dieta Dukan

"Reduzir drasticamente os carboidratos, de fato, leva ao emagrecimento rápido, isso porque ao cortá-los o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo utilizará o glicogênio, que é uma reserva de energia que nós temos.

Como calcular peso ideal dieta Dukan? ›

Duração Fase de Ataque:

Depende de quantos kg você precise eliminar. Se for preciso eliminar de 1 a 5kg, sua fase de ataque deverá durar 1 dia, apenas. Se for preciso eliminar de 6 a 10kg, sua fase de ataque deverá durar 3 dias. Se for preciso eliminar de 11 a 20kg, sua fase de ataque deverá durar 5 dias.

Pode gelatina na fase de ataque Dukan? ›

Durante esta fase, pode-se comer proteína animal, como leite e derivados com baixo teor de gordura, carnes magras, peixes, frutos do mar, ovos e frango; proteínas vegetais, como seitan, tempeh ou tofu; gelatinas sem açúcar; e macarrão shirataki.

Pode comer Batata-doce na dieta Dukan? ›

Proteínas, legumes e vegetais continuam na preferência, mas sem precisar alterná – los. Frutas, cereais e tuberculosos (batata doce, beterraba, cenoura, mandioca e outros.) começam a ser introduzidos ao cardápio novamente.

Pode comer linguiça na dieta Dukan? ›

Pode ser na forma de refrigerantes diet, café ou chá. Você também deve incluir um multivitamínico. Evite proteínas gordurosas, tais como, salsichas, cordeiro, carneiro e ganso durante esse período.

Pode comer ovo e banana ao mesmo tempo? ›

No geral, não há nada que impeça a combinação destes alimentos.

Porque não pode comer ovo de noite? ›

Alguns estudiosos afirmam que comer um ovo como fonte de proteína antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. O consumo de cerca de 6 gramas de proteína (o equivalente a um ovo) proporciona um bom equilíbrio de açúcar no sangue durante a maior parte do tempo em que você está dormindo.

Quantos ovos tenho que comer por dia para emagrecer? ›

“E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.

O que é bom para comer à noite para emagrecer? ›

Alimentos adequados para comer à noite

- Legumes e verduras; - Frutas com menor teor de açúcar e mais gordurosas como abacate e castanhas; - Bebidas vegetais sem açúcar; - Fonte de proteínas mais magras como o filé de peito de frango, peixes e ovos.

Qual fruta pode comer na dieta da proteína? ›

O que comer na dieta da proteína magra

Após 2 semanas do início da dieta pode-se comer frutas, como por exemplo: melão, melancia, abacate, manga, mamão e limão.

Pode substituir o jantar por whey protein? ›

Segundo a nutricionista Luciana Setaro, o whey protein não deve ser utilizado como substituto de refeições, principalmente para almoço e jantar. “O Whey é uma proteína, mas a refeição precisa de outros alimentos, como os reguladores (constituídos por legumes, verduras e frutas).

Pode comer limao na dieta Dukan? ›

Então procure temperar seus pratos com alho, cebola, limão, vinagre, sal, especiarias, molho de soja, cebolinha, pepino e até mesmo mostarda. Elas são todas liberadas!

Qual a diferença entre as dietas Dukan é low carb? ›

“Embora as pessoas ainda peçam pela dieta Dukan, hoje em dia usamos mais a low carb, que é uma adaptação dessa dieta da proteína. Na low carb, o paciente consome carboidrato, mas é na quantia calculada para o seu organismo, a quantidade que você realmente precisa”, reforça a especialista.

Como confundir o metabolismo? ›

Para o café da manhã, coma uma fatia de torrada pão, um pouco de manteiga e de geleia, fruta ¿ como meia banana, além de café ou chá. Variedade, cor e apresentação são um bom caminho para enganar o estômago, fazendo pensar que você está comendo mais do que realmente está."

Pode comer carne de porco na dieta Dukan? ›

1ª fase da dieta: fase de ataque

Apenas carne de porco, cordeiro, pato e ganso não são permitidas. Fora o consumo de proteínas, nesta primeira fase, só é indicado o consumo de 1 colher e meia de farelo de aveia e cerca de um litro e meio de água por dia.

Pode usar xilitol na dieta Dukan? ›

Essencial para qualquer dieta, existem diversos tipos, na dieta dukan é recomendado o uso de Sucralose também conhecido como Splenda nos Estados Unidos e é também conhecido pelo nome de E955 - adoçante Canderel - os Hermesetas adoçante - o xilitol (extrato de bétula) - Stevia, os líquidos e Taeq e Tal & Qual (muito bom ...

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? ›

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Quanto tempo demora para perder 5 quilos? ›

Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do fato da alimentação ser realizada adequadamente e da prática de atividades físicas de forma regular.

Como saber se a gordura está saindo do corpo? ›

Sinal #1 De Que Você Está Queimando Gordura — Você Está Fazendo Muito Xixi. Sinal #2 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Fome Compulsiva Desaparece. Sinal #3 De Que Você Está Queimando Gordura — Sua Pressão Arterial Volta Ao Normal.

Pode comer cebola na dieta Dukan? ›

Autorizados: abobrinha, abóbora, agrião, aipo, alface, alho-poró, aspargos, beringela, broto de soja (moyashi), brócolis, cebola, chicória, chuchu, cogumelos/shitake, couve-de-bruxelas, couve/couve-flor, endívia, erva-doce, espinafre, jiló, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, tomate, ...

Pode mascar chiclete na dieta Dukan? ›

Somente os alimentos lights que não contém açúcar, como o chiclete, os refrigerantes zero.

Pode salame na Dukan? ›

Proibidos: Presunto com gordura, salame, mortadela.

Como perder 15kg em 7 dias? ›

Para emagrecer 15kg em pouco tempo, é necessário investir em uma dieta com poucas calorias, rica em fibras, proteína e água. É nisso que a Dieta Dukan se baseia, poucos carboidratos, um grande número de fibras e proteínas por dia, além do controle calórico.

Porque a dieta Dukan emagrece? ›

Os cuidados com as fases da dieta Dukan

"Reduzir drasticamente os carboidratos, de fato, leva ao emagrecimento rápido, isso porque ao cortá-los o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo utilizará o glicogênio, que é uma reserva de energia que nós temos.

Como calcular peso ideal dieta Dukan? ›

Duração Fase de Ataque:

Depende de quantos kg você precise eliminar. Se for preciso eliminar de 1 a 5kg, sua fase de ataque deverá durar 1 dia, apenas. Se for preciso eliminar de 6 a 10kg, sua fase de ataque deverá durar 3 dias. Se for preciso eliminar de 11 a 20kg, sua fase de ataque deverá durar 5 dias.

Quanto tempo dura as fases da dieta Dukan? ›

Dieta Dukan passo-a-passo. Talitta diz que a Dieta Dukan Clássica é estruturada em quatro fases: duas para emagrecer (Ataque e Cruzeiro) e duas para estabilizar o Peso Ideal (Consolidação e Estabilização). De acordo com Lilian, esta fase dura entre um a sete dias e promete uma perda de até cinco quilos.

Qual a primeira parte do corpo a perder gordura? ›

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Quantos dias de jejum para perder 5 kg? ›

Quando buscamos a perda de peso, jejuns de 16h a 18h, de duas a três vezes na semana, auxiliam no processo de biogênese mitocondrial, de betaoxidação e de cetoadaptação. Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular ou que estão em um processo de hipertrofia não podem, por sua vez, ultrapassar 12h de jejum.

Pode comer limao na dieta Dukan? ›

Então procure temperar seus pratos com alho, cebola, limão, vinagre, sal, especiarias, molho de soja, cebolinha, pepino e até mesmo mostarda. Elas são todas liberadas!

Qual a diferença entre as dietas Dukan é low carb? ›

“Embora as pessoas ainda peçam pela dieta Dukan, hoje em dia usamos mais a low carb, que é uma adaptação dessa dieta da proteína. Na low carb, o paciente consome carboidrato, mas é na quantia calculada para o seu organismo, a quantidade que você realmente precisa”, reforça a especialista.

Como confundir o metabolismo? ›

Para o café da manhã, coma uma fatia de torrada pão, um pouco de manteiga e de geleia, fruta ¿ como meia banana, além de café ou chá. Variedade, cor e apresentação são um bom caminho para enganar o estômago, fazendo pensar que você está comendo mais do que realmente está."

Pode comer carne de porco na dieta Dukan? ›

1ª fase da dieta: fase de ataque

Apenas carne de porco, cordeiro, pato e ganso não são permitidas. Fora o consumo de proteínas, nesta primeira fase, só é indicado o consumo de 1 colher e meia de farelo de aveia e cerca de um litro e meio de água por dia.

O que é permitido na fase ataque? ›

fase - Fase de Ataque

Autorizados: Coração de frango, fígado de bezerro, fígado de boi, fígado de galinha, língua de boi, moela de galinha. Proibidos: Base (muito gordurosa) de língua de boi. Autorizados: Carne seca/Bresaola, peito de peru ou peito de frango, presunto magro ou light. Proibidos: Presunto com gordura.

O que comer no café da manhã na dieta Dukan? ›

7 opções para o café da manhã Dukan
  1. 1 – Panqueca Dukan. 3 ovos; ...
  2. 2 – Pão Dukan. 2 ovos; ...
  3. 3 – Café com Leite Cremoso Dukan. 2 colheres (sopa) de leite sem gordura; ...
  4. 4 – Bolinho de Frango Apimentado Dukan. 1 colher (sopa) de leite em pó sem gordura; ...
  5. 5 – Brioche Dukan. 1 gema de ovo; ...
  6. 6 – Mingau Dukan. ...
  7. 7 – Manteiga Fake Dukan.
26 Oct 2015

Qual a melhor dieta para perder peso rapidamente? ›

A dieta Dukan foi desenvolvida por um médico francês Dr. Pierre Dukan, que colocou em seu livro “Não consigo emagrecer” todas as dicas para conseguir realizar essa dieta e emagrecer de forma rápida. Esse método é dividido em 4 fases, que vai permitir emagrecer cerca de 5 kg logo na primeira semana.

Videos

1. Como fazer a DIETA LOW CARB do jeito certo para emagrecer
(Tua Saúde)
2. Como fazer a Dieta do Ovo 7 dias - Vamos juntos?
(Bruna Moreno)
3. Como funciona a Dieta Cetogênica #1
(Cansada do Efeito Sanfona)
4. TUDO SOBRE A DIETA | Processei marcas mentirosas
(Simone Mendes)
5. 8 Dicas de Dieta para Adolescente Emagrecer [RÁPIDO e SEGURO]
(Nutricionista Patricia Leite)
6. COMO O WHEY PROTEIN PODE AJUDAR NO EMAGRECIMENTO ? | MUZY RESPONDE
(Max Titanium)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Mr. See Jast

Last Updated: 10/06/2022

Views: 5949

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Mr. See Jast

Birthday: 1999-07-30

Address: 8409 Megan Mountain, New Mathew, MT 44997-8193

Phone: +5023589614038

Job: Chief Executive

Hobby: Leather crafting, Flag Football, Candle making, Flying, Poi, Gunsmithing, Swimming

Introduction: My name is Mr. See Jast, I am a open, jolly, gorgeous, courageous, inexpensive, friendly, homely person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.