Moçambique: um dos países mais pobres do Mundo (2022)

A República de Moçambique situa-se na costa sudeste de África, fazendo fronteira com a África do Sul, com o Zimbabwe, com a Zâmbia, com o Malaui, com o Lago Niassa e com a Tanzânia, além do Oceano Índico que banha a costa leste do país. Tem uma área de 799 380 quilómetros quadrados, oito vezes maior do que Portugal, com uma população na ordem dos 20 milhões de habitantes. A capital é a cidade costeira de Maputo (ex-Lourenço Marques), situada no sul do país, onde vive cerca de 15 por cento da população moçambicana.

Maputo foi uma cidade fluorescente até à independência de Moçambique, em 1975, principalmente por causa dos seus atractivos turísticos, nomeadamente o clima tropical, e também pelo elevado número de rotas comerciais marítimas que tinham paragem obrigatória no porto de Maputo. No entanto, devido à permanente situação de instabilidade interna e à degradação das relações externas com os países vizinhos, principalmente a África do Sul e a Rodésia (actual Zimbabwe), Maputo perdeu as características que a distinguiam, instalando-se uma situação de decadência urbana.

O desenvolvimento de Moçambique foi, e continua a ser, condicionado pelo forte crescimento da população. A enorme percentagem de população com menos de 15 anos condiciona a diminuição da taxa de mortalidade, especialmente a mortalidade infantil, e a escassa alfabetização da população (apenas 18 por cento das mulheres e 52 por cento dos homens sabiam ler e escrever em 1990), aliada às más condições de acesso a água potável e ao deficiente saneamento básico são outros dos factores que prejudicam a evolução do país.

[wpbutton id=8091]

(Video) A triste realidade de Moçambique, um dos países mais pobres do mundo

O que faz de Moçambique um dos países mais pobres do mundo?

Quando visitei o país em 2002, toda a economia moçambicana se encontrava num estado de profundo subdesenvolvimento, com 43 por cento da população a subsistir na pobreza absoluta.

O principal sector económico, a agricultura, considerada a chave para o desenvolvimento económico-social, ocupava 80 por cento do total de mão-de-obra mas, apesar disso, constituía em meados da década de 90 apenas 33 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). A agricultura moçambicana, com características familiares e praticamente sem aplicação de qualquer tecnologia, tem como principais produções o milho, a mandioca, o feijão e o arroz, sendo a actividade complementada pela criação de gado.

Por outro lado, a produção agrícola para exportação assenta no açúcar, no chá e nos citrinos, produtos incrementados na era colonial e que continuaram a ser produzidos (embora a níveis mais baixos) em plantações privadas, em quintas estatais ou cooperativas do Estado. Também a exploração florestal decresceu após a independência, apesar do interesse de diversos investidores internacionais. Quanto à actividade piscatória, ela tem-se revelado praticamente imune à instabilidade geral verificada em Moçambique, já que os rendimentos provenientes da captura e venda de cavala, sardinha, atum e, sobretudo, camarão e lagosta, têm vindo a aumentar gradualmente desde o início da década de 70.

Moçambique: um dos países mais pobres do Mundo (1)

(Video) A triste realidade de Moçambique, um dos países mais pobres do mundo (Reagindo a noticia brasileira)

O sector industrial engloba pequenas indústrias ligadas à exploração mineira e à manufacturação de matérias-primas para exportação. Ambas as vertentes se encontram subexploradas, principalmente a que está ligada à exploração mineira, mas os recursos minerais são consideráveis e encontram-se facilmente minérios com elevados níveis de qualidade, como o ferro, bauxite, cobre, grafite, mármore, granada (uma pedra preciosa) e pedra de cal. Numa extraordinária ironia, relacionada com a escassez tecnológica em que vivem os moçambicanos e a era digital em que vive o Mundo, o território tem a maior reserva mundial de um minério raro e muito importante para a indústria electrónica: a tantalite.

Destaque-se também que Moçambique poderia ser o maior produtor de energia eléctrica do sul de África, se a barragem de Cahora Bassa e os seus condutores de energia estivessem devidamente aproveitados. Contudo, devido à guerra civil que se viveu durante anos após a independência, este gigantesco projecto hidroeléctrico, concebido por um consórcio internacional (com o objectivo primordial de satisfazer as necessidades da África do Sul) e concluído em 1974, continua a contribuir com apenas 10 por cento no total da produção de energia eléctrica que é sustentada, na sua maioria, por estações termais.

Por todas estas razões, Moçambique foi durante vários anos considerado o país mais pobre do Mundo no final do século XX. Uma análise política e económica permite constatar que tal facto deve-se, sobretudo, à falta de sublimação dos valores que o território contém, aos altos índices de corrupção na política, à falta de preparação técnica, ética e democrática dos agentes sociais, à dependência do país face à comunidade internacional, aos anos perdidos da guerra civil e à degradação dos sistemas de áreas tão fundamentais como as comunicações, a justiça, a educação, a saúde e o comércio.

O enorme potencial do país apenas tem comparação com a falta de aproveitamento do mesmo. Uma análise humana e social, mesmo que meramente emocional, revela que é uma tremenda injustiça que um povo, desde sempre subjugado aos interesses de outras nações, continue a viver num imenso contraste de riqueza e pobreza.

(Video) MOÇAMBIQUE O PAÍS MAIS POBRE DO MUNDO. [10 PAÍSES MAIS POBRES DO MUNDO] - ÁFRICA

A imagem de um país onde existe tanta riqueza natural, onde o solo é tão fértil que basta uma semente cair ao chão para começar a crescer, onde vales infindáveis abrigam gigantescas plantações de coqueiros e bananais e dezenas de outras variedades alimentares, onde as linhas de força que orientam o Homem são as copas das árvores, densas, verdes e espessas, com frutas e vagens coloridas, onde o azul do céu é mais azul porque, naquela linha do horizonte que divide o mar do espaço, existem nesta atmosfera reflexos e tons únicos, numa terra onde o Sol e a Lua continuam a predominar nos ritmos das vidas humanas, onde os sons dos bichos do mato se sobrepõe aos ruídos das máquinas e os rios e os mares possuem caudais de peixes e espécies tropicais e infinitas, nessa mesma terra subsiste um grande contraste.

Nesta terra em que tudo isto acontece em paralelo com a corrupção, com a fome, com a miséria humana, com a escassez de bens de uns e a ostentação perversa de outros, está demonstrada, mais uma vez e como sempre, que o Homem não consegue nunca ser tão nobre como a Natureza, a qual, por muitas vezes que nos pareça ser injusta, tem um ciclo definido que nós continuamos, os humanos, insistentemente a sabotar.

ESTE É O SÉTIMOARTIGO DA REPORTAGEM:

MANHIÇA, TERRA DE TRAGÉDIA, TERRA DE ESPERANÇA (Parte I)

A CHEGADA DOS PORTUGUESES À ÁFRICA AUSTRAL(Parte II)

O EPISÓDIO DO CÉLEBRE NAUFRÁGIO DE D. MANUEL DE SOUSA DE SEPÚLVEDA(Parte III)

MOÇAMBIQUE: A FORMAÇÃO DE UMA NAÇÃO AFRICANA (Parte IV)

O FATÍDICO 7 DE SETEMBRO DE 1974 EM MOÇAMBIQUE (Parte V)

OS ANOS DA GUERRA CIVIL DE MOÇAMBIQUE (Parte VI)

CONTINUAÇÃO DA REPORTAGEM NO PRÓXIMO ARTIGO:

CHEIAS DE 2000 EM MOÇAMBIQUE: A TEMPESTADE DAS TORMENTAS (Parte VIII)

POSTS RELACIONADOS

Moçambique: um dos países mais pobres do Mundo (2)

Gonçalo Sousa

Entre todos os prazeres que tenho na Vida, sem dúvida que o maior de todos é viajar. Para mim, não existe experiência mais completa do que conhecer novas pessoas, locais, cheiros, músicas, culturas, ambientes e paisagens. Por isso tenho um sonho: dar a Volta ao Mundo num balão de ar quente! Desde criança que desejo ser a personagem Passepartout do livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne e ver a Terra a uma altura razoável para apreciar a sua beleza indescrítivel… mas ainda não aconteceu! Para saciar (em parte) esse desejo criei com grandes amigos o blog Mundo de Viagens que é dedicado a todos os viajantes inveterados.

(Video) DISTRITO MAIS POBRE DO MUNDO (a dura realidade de Moçambique)😰💔

FAQs

Por que Moçambique é pobre? ›

Segundo a Frelimo, o país era pobre por causa da guerra civil movida pelos “bandidos armados” da Resistência Nacio- nal de Moçambique (Renamo), os quais, apoiados pelos regimes minoritários e racistas da Rodésia do Sul e África do Sul que, desde o princípio, haviam hostilizado o regime “marxista- -leninista” da Frelimo ...

Como é a pobreza em Moçambique? ›

De um modo geral, as províncias urbanas tendem a apresentar índices de pobreza mais baixos do que as províncias rurais. Assim, a Cidade de Maputo, por exemplo, apresenta os níveis mais baixos de pobreza no país com 10 porcento de pobres.

Qual é a cidade mais pobre da África? ›

Níger: localizado na África Ocidental, o país tem a maior parte de seu território localizada no deserto. A falta de água, alimentos, educação e saneamento é o principal problema social.

Qual é o país mais perigoso do mundo? ›

O estudo coloca o Afeganistão na primeira posição da lista, com o nível de risco mais alto no quesito “segurança”, além de risco muito alto para saúde, alertando que é algo “quase inexistente” por lá.

Qual é o país mais rico do mundo? ›

Luxemburgo: um país rico e desigual

O país, que possui o maior PIB do mundo, incluindo o PIB per capita, é um espaço de enorme desigualdade.

Quais são os 30 países mais pobres do mundo? ›

Lista dos 30 países mais pobres do Mundo
PosiçãoPaísPIB per capita (PPC)
1República Centro Africana712 dólares
2Burundi733 dólares
3República Democrática do Congo816 dólares
4Malawi1.200 dólares
26 more rows

Qual é a cidade mais pobre do Brasil? ›

Marajá do Sena, no Maranhão, tem a pior renda per capita do país. O #Colabora esteve lá em 2018, mas com o Censo do IBGE adiado, a cidade segue com o título. Mais de 50% da população vive com menos de R$ 20 por dia.

Por que o Brasil é um país tão pobre? ›

A falta de alimentos e moradia digna tornaram-se realidade para milhares de famílias brasileiras. A principal determinante para os elevados níveis de pobreza que afligem a sociedade brasileira é a desigualdade da renda e das oportunidades de inclusão econômica e social.

Qual é o país mais pobre do mundo 2022? ›

Considerando estimativas apresentadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de 2022, os 10 países mais pobres estão localizados no continente africano, mais especificamente na África Subsaariana. O mais pobre deles é o Burundi, com um PIB per capita real de apenas US$ 728.

Qual país mais rico do mundo 2022? ›

1º - Catar

Toda essa riqueza levou a FIFA a escolher o Catar como sede da próxima Copa do Mundo de futebol, em 2022.

Qual é a cidade mais rica do Brasil? ›

Este ranking nos revela que São Paulo continua disparada como a cidade mais rica do Brasil seguida pelo Rio de Janeiro. Brasília completa o trio de cidades com PIB acima de R$ 100 bilhões. Curitiba é a cidade mais rica do Sul. Manaus a mais rica do Norte e Fortaleza a mais rica do Nordeste.

Qual e o continente mais rico do mundo? ›

Continentes mais populosos
1.ºÁsia4,5 bilhões de habitantes
2.ºÁfrica1,2 bilhões de habitantes
3.ºAmérica1 bilhão de habitantes
4.ºEuropa740 milhões de habitantes
5.ºOceania37 milhões de habitantes

O que a Bíblia fala sobre a África? ›

É evidente a presença de povos que habitaram o espaço nomeado hoje como continente africano nos textos bíblicos, sobretudo no livro de Gênesis, não há como sustentar a ideia de negação ou invisibilidade de povos que habitavam a região desde o surgimento dos humanos e são relatados na bíblia.

Qual e o continente mais pobre do mundo? ›

África: o continente mais pobre do mundo.

Qual é o lugar mais perigoso do Brasil? ›

As 30 cidades mais violentas do país
MunicípioPop. (2021)Taxa média de MVI*
1º) São João do Jaguaribe (CE)7557224,0
2º) Jacareacanga (PA)6952199,2
3º) Aurelino Leal (BA)11079144,2
4º) Floresta do Araguaia (PA)20742133,0
26 more rows
Jun 28, 2022

Qual é o país mais rico Portugal ou Brasil? ›

Quem é mais rico Brasil ou Portugal 2020? Na edição do ano de 2020, os Estados Unidos permaneceram no primeiro lugar como o país mais rico do mundo.

Qual é a cidade mais rica do mundo? ›

No ano passado, Pequim foi a cidade com mais bilionários do mundo. Agora há uma nova número um: Nova York retoma liderança. No ano passado, Pequim foi a cidade com mais bilionários do mundo.

Qual o país com menor índice de pobreza? ›

Pessoas vivendo com menos de 1,90, 3,20 e 5,50
País< $1.90< $5.50
República Democrática do Congo76.6%97.7%
República do Congo37.0%82.4%
Costa Rica1.4%10.9%
Croatia0.5%3.8%
87 more rows

Quais as 5 cidades mais pobres do Brasil? ›

Estados e cidades mais pobres do Brasil
MunicípioPosição geral no Brasil
Cacimbas (PB)220º
Roteiro (AL)220º
Olho D'Água Grande (AL)219º
Mataraca (PB)218º
6 more rows

Qual é a cidade que tem mais cornos? ›

Os grandes vencedores do ranking anual de infidelidade são os paulistas. O estado de São Paulo tem três cidades no top 10, ultrapassando de longe qualquer um dos outros estados. São Bernardo do Campo, uma cidade da região industrial do ABC, em São Paulo, está na segunda posição, atrás apenas de Belém.

Qual a cidade mais pobre do Nordeste? ›

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Novo Triunfo, localizada a 560 km de Salvador, no nordeste do estado, é o município mais pobre do país.

O que o Brasil é rico? ›

Todo brasileiro desde criança sabe que o Brasil é um país muito rico. Somos ricos em minérios, em petróleo, ferro, produção de carnes e alimentos, entre outros. A exploração de minerais no Brasil está no nosso DNA e se confunde com a própria história do nosso povo.

Como saber se você é pobre? ›

11 sinais de que você será pobre
  1. Parcelar compras. Parcelar compras eventualmente é uma situação comum. ...
  2. Acreditar que dinheiro não é importante. ...
  3. Ser imediatista. ...
  4. Trabalhar demais. ...
  5. Ter medo e acreditar em crenças limitantes. ...
  6. Economizar demais. ...
  7. Acreditar que investimento é para rico. ...
  8. Culpar os outros.
Jan 7, 2020

Por que o Brasil não fica rico? ›

Cultura, gestão pública deficiente, corrupção e educação precária são parte do problema, mas tem mais coisa. A grave crise econômica vem ganhando destaque no Brasil e o sentimento de boa parte das pessoas é de que os problemas são maiores do que muita gente esperava.

Qual é o país mais rico da América do Sul? ›

– A Argentina passou o Chile como o país mais rico da América Latina, levando em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita por paridade de poder de compra, e o Brasil ficou na oitava posição, segundo um relatório da “Latin Business Chronicle”.

Quantos países existem no mundo? ›

O mundo é formado por 193 países reconhecidos internacionalmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Qual é o país mais pobre da América do Sul? ›

Qual é o país mais pobre da América? Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), até o final deste ano, o PIB per capita da Venezuela deve cair para US$ 1.630, o menor valor entre os países das Américas, incluindo o Haiti (US$ 1.690).

Quais são os 7 países mais ricos do mundo? ›

Esta métrica permite uma comparação mais direta da produtividade econômica e do padrão de vida entre os países.
  1. Luxemburgo. População: 629.191. ...
  2. Cingapura. População: 5.866.407. ...
  3. Catar. População: 2.899.617. ...
  4. Irlanda. População: 4.953.494. ...
  5. Suíça. População: 8.675.923. ...
  6. Emirados Árabes Unidos. ...
  7. Noruega. ...
  8. Estados Unidos.
Feb 10, 2022

Quais são os 5 países mais desenvolvidos do mundo? ›

Confira a seguir os dez países mais ricos e desenvolvidos do mundo.
  • Dinamarca.
  • Noruega.
  • Suécia.
  • Finlândia.
  • Suíça.
  • Holanda.
  • Luxemburgo.
  • Nova Zelândia.

Quem é o homem mais rico do mundo? ›

fortuna dos 10 mais ricos do mundo
posição no rankingnomefortuna
1Elon MuskUS$ 210 bilhões
2Jeff BezosUS$ 133 bilhões
3Bernard ArnaultUS$ 128 bilhões
4Bill GatesUS$ 115 bilhões
6 more rows
Jul 3, 2022

Como é a qualidade de vida em Moçambique? ›

O custo de vida em Moçambique é relativamente baixo, assim como os salários. Obviamente que o custo de vida em grandes cidades como Maputo é mais elevado do que ao morar no interior, mas ainda assim a vida em Moçambique é mais barata do que em muitos países desenvolvidos como os Estados Unidos ou França.

Qual é o país mais pobre da América do Sul? ›

Mas, quando o ano acabar, o primo mais pobre dos latino-americanos será a Venezuela. Segundo projeções do FMI, o país de 28 milhões de habitantes, com uma das maiores reservas petrolíferas do mundo, terminará o ano com a menor renda per capita da região: US$ 1.627 - atrás do Haiti, com US$ 1.690.

Qual é o país mais pobre do mundo 2022? ›

Considerando estimativas apresentadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de 2022, os 10 países mais pobres estão localizados no continente africano, mais especificamente na África Subsaariana. O mais pobre deles é o Burundi, com um PIB per capita real de apenas US$ 728.

Qual é o país mais pobre do continente europeu? ›

Leste europeu é o mais pobre

É o caso da Eslováquia (23% abaixo), Lituânia (25% abaixo) e Estónia (26% abaixo).

Videos

1. Porque que África é pobre? #Moçambique
(Canal Africano)
2. A triste realidade de Moçambique - COMO VIVEM AS FAMÍLIAS MOÇAMBICANAS?
(Helder Mz)
3. #POBREZA: PORQUÊ MOÇAMBIQUE É O PAÍS MAIS POBRE DO MUNDO?
(Já Viste?)
4. POBREZA NO PAÍS
(TV Miramar)
5. POBRE NO BRASIL É MELHOR QUE POBRE EM MOÇAMBIQUE!? - Documentário
(Verdades da África)
6. NÃO VÁ PARA MOÇAMBIQUE SEM VER ESSE VÍDEO 😭🌍🇲🇿 Ep.4.8
(206 Países )

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Twana Towne Ret

Last Updated: 10/31/2022

Views: 6349

Rating: 4.3 / 5 (64 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Twana Towne Ret

Birthday: 1994-03-19

Address: Apt. 990 97439 Corwin Motorway, Port Eliseoburgh, NM 99144-2618

Phone: +5958753152963

Job: National Specialist

Hobby: Kayaking, Photography, Skydiving, Embroidery, Leather crafting, Orienteering, Cooking

Introduction: My name is Twana Towne Ret, I am a famous, talented, joyous, perfect, powerful, inquisitive, lovely person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.