Quais são as categorias de vistos e isenções de vistos para a entrada nos EUA? (2022)

Publicados: Mar 23, 2020, Editado: Mar 23, 2020| Tag: Requisitos do ESTA, Elegibilidade do ESTA, Requisitos de visto para os EUA

Introdução

Os estrangeiros que visitam os Estados Unidos precisarão obter um visto americano ou uma isenção de visto. O processo de solicitação de visto envolve normalmente o envio de um formulário e uma foto estilo passaporte online, pagamento de uma taxa não reembolsável e comparecimento num agendamento na embaixada para solicitantes com idades entre 14 e 79 anos. O processo de solicitação de isenção de visto é conduzido totalmente online e exige menos informações sobre o solicitante. Também não exige que ele faça uma marcação na embaixada. Este artigo irá analisar algumas das categorias comuns de vistos para os EUA e irá discutir a isenção de visto para entrar nos EUA chamada de ESTA.

Categorias de vistos para os EUA

Existem dois tipos principais de vistos americanos: imigrante e não imigrante. As principais diferenças entre os dois estão principalmente no objetivo da viagem e na duração da estadia. Um cidadão estrangeiro que queira morar nos EUA indefinidamente deve solicitar um visto de imigrante. Qualquer pessoa que viaje a curto prazo para fins de turismo, negócios, estudo, trabalho temporário, tratamento médico, encontros familiares breves e outras visitas temporárias precisará solicitar um visto de não imigrante.

A concessão de um visto não autoriza automaticamente o viajante a entrar nos EUA. Um visto é simplesmente uma prova de que um funcionário do consulado ou embaixada considerou a solicitação bem-sucedida e o candidato elegível para entrada, mas apenas com base no objetivo indicado na solicitação. Cabe ao funcionário do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) decidir na porta de entrada se um indivíduo tem permissão para entrar nos EUA ao abrigo das leis de imigração.

Vistos de imigrante para os EUA

Os cidadãos estrangeiros que viajam para os EUA com o objetivo de se estabelecer lá podem qualificar-se para um visto de imigrante. Estes solicitantes devem primeiro apresentar uma solicitação nos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). Os solicitantes com habilidades extraordinárias ou investidores normalmente não dependem de apoios, mas a maioria dos outros solicitantes precisará de um patrocinador, tal como um empregador ou familiar.

(Video) COMO IMIGRAR PARA OS EUA. Os vistos mais fáceis do Brasil p/os Estados Unidos - B1/B2, J1 AUPAIR, F1

Existem vários tipos de solicitações de visto que se enquadram na categoria de visto de imigrante.

  • Familiares, cônjuges e noivos de residentes permanentes legais e cidadãos dos EUA podem solicitar um visto americano familiar.
  • Pessoas que desejam adotar órfãos do estrangeiro podem solicitar um Visto de Adoção Internacional.
  • Investidores com um capital mínimo de 1 milhão de dólares (ou metade do valor se investir numa área desfavorecida) podem solicitar um Visto de Investidor.
  • Empregadores que apresentam certificações e petições de trabalho para possíveis empregados usando o Visto de Imigrante para Objetivos de Trabalho.

Uma vez aprovada, a solicitação é encaminhada para o consulado local ou embaixada no exterior, onde o visto de imigrante é emitido. O imigrante deve então levar o visto para os EUA e mostrá-lo ao funcionário do CBP na porta de entrada.

Vistos de não imigrante para os EUA

Os cidadãos estrangeiros que estão a planear fazer uma estadia curta nos EUA por turismo, motivos médicos, trabalho temporário, negócios ou estudo devem solicitar um visto de não imigrante. Será necessária uma solicitação, acompanhada de provas de apoio, que variam de acordo com a finalidade da viagem e o tipo de visto. Estudantes, turistas e viajantes a negócios podem candidatar-se através do consulado ou embaixada local.

Os viajantes a negócios que desejam participar em convenções, reuniões ou negociações de contratos nos EUA podem solicitar um Visto de Visitante (B-1). Os alunos aceites num programa escolar ou patrocínio nos EUA podem solicitar um:

  • Visto de Estudante se o curso for académico (categoria F).
  • Visto de Estudante para um curso de natureza profissional (M).
  • Visto de Visitante de Intercâmbio (J) para participar em programas de intercâmbio aprovados.

Turistas, pessoas que viajam para assistência médica e estudantes que não se enquadram em nenhuma das categorias acima indicadas (por exemplo, é um curso que não proporciona créditos) podem solicitar um Visto de Visitante (B-2), também chamado de Visto Turístico.

(Video) More e trabalhe nos EUA: tipos de visto e dicas exclusivas | Lançamento GoGlobal: Guia de Vistos

Os viajantes a caminho de outros países que entram nos EUA precisam de um visto de Trânsito (C). Para passear, visitar amigos ou outros fins de lazer, os viajantes precisam obter um Visto de Visitante (B), mesmo que a sua estadia seja curta.

Vistos especiais para imigrantes e outras categorias de vistos

Dependendo da finalidade da viagem, os solicitantes podem ser elegíveis para vários outros tipos de vistos, incluindo:

Visto de Diversidade - o Programa de Diversidade, por exemplo, está aberto a cidadãos de vários países com uma representação historicamente baixa nos EUA. O registo em qualquer um dos dois programas, DV-2021 ou DV-2022, não tem qualquer custo.

Visto dos EUA para Viagens Oficiais do Governo- chefes de estado ou de governo (por exemplo, presidentes e primeiros-ministros) poderiam solicitar um visto A-1. Embaixadores, cônsules, ministros, membros do gabinete, representantes das delegações da UE e da UA e os seus familiares imediatos também são normalmente elegíveis para o visto A-1 ou A-2. Funcionários do governo, alguns oficiais militares, funcionários da UE ou da UA e os seus parentes ou dependentes imediatos podem solicitar um visto A-2.

Vistos dos EUA para Funcionários de Organizações Internacionais- os tipos de visto G-1 a G-4 podem ser concedidos a indivíduos que trabalham em organizações internacionais, incluindo funcionários do governo e a sua família mais próxima. O visto G-5 pode estar disponível para os funcionários pessoais de um titular de G-1 a G-4. Representantes nacionais, funcionários da NATO e os seus familiares imediatos podem solicitar um visto NATO-1 a NATO-6. Os seus funcionários pessoais também podem receber vistos NATO-7.

(Video) Programa de isenção de vistos para entrar nos Estados Unidos

Visto para Trabalhadores Religiosos Temporários - os viajantes que se qualificam para um Visto de Trabalhador Religioso Temporário (R-1) devem ter trabalhado por pelo menos 2 anos para a mesma organização religiosa que tencionam servir nos EUA como ministro ou trabalhador religioso. Eles também devem trabalhar pelo menos a tempo parcial para esta organização enquanto estiverem nos EUA.

Visto de Tripulante - pilotos e comissários de bordo que trabalham em aviões comerciais, capitães, engenheiros e alguns tripulantes de embarcações marítimas, salva-vidas, pessoal de cozinha e restaurante/bar e outros funcionários de um navio de cruzeiro, e estagiários em embarcações de formação podem solicitar um Visto de Tripulante (D). Os solicitantes devem ter a intenção de deixar os Estados Unidos no período de 29 dias após a entrada para se qualificar para este visto.

Seguimento para reunir refugiados e asilados- os viajantes que receberam estatuto de asilado ou refugiado nos EUA podem solicitar que o cônjuge e os seus filhos solteiros se juntem a eles usando o Formulário I-730.

Programa de Isenção de Visto

OPrograma de Isenção de Vistoque está atualmente em vigor pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) oferece a possibilidade de viajar sem visto por períodos de até 90 dias. Atualmente, os cidadãos dos países39 podem fazer a solicitação. Estes cidadãos estrangeiros devem solicitar a sua autorização de viagem aprovada online através do Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem (ESTA). A solicitação não pode ser renovada, nem a estadia de um candidato pode ser prolongada.

Os solicitantes de ESTA devem preencher um formulário de solicitação online e responder a todas as perguntas do formulário relevantes. As decisões são normalmente tomadas em minutos, no entanto, em alguns casos, o processamento pode demorar até 72 horas.

(Video) NÃO HAVERÁ ENTREVISTA NOS CONSULADOS PARA ALGUMAS CATEGORIAS DE VISTOS!

Uma vez aprovado, um ESTA pode ser usado para fins de turismo, negócios e trânsito. Contudo, os solicitantes não podem trabalhar nem participar em cursos que concedam créditos académicos. Para se qualificar para uma autorização, o solicitante deve ter um bilhete de ida e volta, usar uma transportadora que tenha assinado o Contrato do Programa de Isenção de Vistos e cumprir outros requisitos do ESTA. Os solicitantes que viram um ESTA recusado ainda podem solicitar um visto para permanência nos EUA.

Conclusão

Existem várias categorias de vistos americanos para fins de imigração ou não. Este artigo apresenta alguns dos tipos mais comuns de vistos de imigrante e não imigrante, além de analisar os critérios de elegibilidade relevantes. Os solicitantes qualificados para a viagem sem visto para os Estados Unidos devem considerar a inscrição no Programa de Isenção de Visto, através do ESTA, se as suas visitas tiverem menos de 90 dias por estadia e forem para fins breves de negócios, turismo ou trânsito.

Se possui um passaporte de um país elegível para isenção de visto e deseja obter um ESTA para fins turísticos, de negócios, médicos ou de trânsito, inicie a sua solicitação ou visite as FAQ para saber mais sobre o ESTA.

Solicite a ESTA

(Video) O que é Global Entry? Programa facilita entrada de Brasileiros nos Estados Unidos custa $100

FAQs

Quais são os tipos de visto para os Estados Unidos? ›

Principais categorias de visto americano
  • Tipo B-1 (Negócios) ...
  • Tipo B-2 (Turismo ou Tratamento Médico) ...
  • Tipo J-1 (Intercâmbio) ...
  • Tipo F-1 e Tipo M-1 (Estudantes) ...
  • Tipo C-1 (Trânsito pelos EUA / Tripulantes) ...
  • Tipos I, P e R (Categorias Especiais) ...
  • Tipo H-1B e Tipo O (Especialistas)

Quais são os tipos de vistos? ›

Quais são os tipos de visto americano?
  • Visto B1/B2 – Visto de negócio ou turismo.
  • E1 – Visto de comerciante.
  • E2 – Visto de Investidor.
  • Visto EB5 – Investimentos para imigrantes.
  • F1 – Visto de estudante.
  • H1B – Trabalho para profissionais formados.
  • K1 – Visto de noiva/noivo.
  • J1 – Visto de intercâmbio.
Apr 1, 2021

Quanto tempo posso ficar nos EUA com visto B1 B2? ›

Este visto permite que os indivíduos permaneçam nos Estados Unidos até 6 meses no máximo por razões profissionais. Tem um período de validade de 1, 3 ou 10 anos.

Quais vistos não precisam de entrevista? ›

Aqueles que já possuíram ou possuem um visto americano das categorias B1, B2 ou B1/B2 (Negócios ou Turismo), ou que tenham determinada idade, são elegíveis para o programa de isenção de entrevista por idade ou renovação de visto, desde que cumpram alguns requisitos.

Qual visto não precisa de entrevista? ›

Outros casos elegíveis de dispensa até o fim de 2022

Com isso, os agentes podem dispensar da entrevista os solicitantes dos vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q que atendam às condições, incluindo a que o pedido deve ser feito no país de nacionalidade ou residência.

Qual melhor visto para entrar nos EUA? ›

O famoso “cartão verde” dos Estados Unidos. O Green Card é o visto mais procurado para os solicitantes que desejam morar permanentemente nos Estados Unidos. Além disso, podem ter os mesmos direitos de um cidadão americano.

Qual o visto americano mais fácil de conseguir? ›

A principal vantagem do visto de estudante é que ele pode prolongar sua estadia no país. Caso você precise ficar por mais tempo o processo será fácil e prático, sendo tudo resolvido em poucos dias. A desvantagem desse tipo de visto é que todo o processo precisa ser feito diretamente no Brasil.

Qual o visto mais difícil de conseguir? ›

Os 5 vistos mais difíceis de se tirar
  • Vistos para o Irã nunca foram os mais simples, mas o processo está mais difícil agora do que nunca. Antes de você começar a pensar sobre o seu pedido de visto, você vai precisar obter um código de autorização.
  • Rússia.
  • Índia.

Como funciona o visto eb3? ›

O Visto EB-3, por exemplo, que concede um Green Card aos seus portadores, é uma autorização de residência permanente nos EUA, destinada a trabalhadores qualificados ou não e também profissionais de determinadas áreas.

Qual o custo do visto eb2? ›

EB-2 NIW em até 45 dias

Agora, no entanto, este prazo poderá cair para apenas 45 dias, caso a pessoa pague a taxa de US$ 2,5 mil para o processamento premium.

O que o visto B1 permite? ›

Força do visto B1

Permite-lhe viajar para os Estados Unidos quantas vezes for necessário para desenvolver as suas relações comerciais. A maior parte do tempo o visto inicialmente obtido tem uma duração de seis meses, mas quando expirou, basta solicitar outro diretamente.

Para que serve o visto b-2? ›

Em resumo, o visto americano B1/B2 é aquele que permite ao cidadão brasileiro visitar os Estados Unidos a lazer ou a negócios, por período determinado.

O que significa B2 no passaporte? ›

Os vistos americanos B1 e B2 são concedidos para quem deseja visitar o país a negócios ou a turismo, sendo que o de negócios é o B1 e o de turismo é o B2.

Qual a renda mínima para tirar o visto americano? ›

Oficialmente não existe uma renda mínima para tirar o visto americano, alguns especialistas aconselham que você comprove a renda com pelo menos dois salários mínimos, porém na prática é possível ver pessoas com rendas menores tendo o visto aprovado e pessoas com rendas maiores tendo o visto negado.

Precisa falar inglês para tirar o visto? ›

Afinal, a entrevista do visto americano é feita em inglês ou português? Indo direto ao ponto, a resposta mais correta para essa pergunta é: depende do tipo de visto que você vai tirar. Se seu caso envolve visto de Au Pair (J1) ou outros vistos de trabalho, então a entrevista poderá ser feita em inglês.

Porque o visto americano e negado? ›

Portanto, recapitulando, os 5 motivos que fazem você ter o visto negado são desconhecer o processo, escolher o visto errado, apresentar documentação e itinerário incompletos e seu estado emocional durante a entrevista para o visto. Esses são apenas os 5 motivos mais recorrentes.

Qual é o passaporte mais poderoso do mundo? ›

Brasil sobe em lista de passaporte 'mais poderoso' do mundo; Japão lidera ranking
  • Japão (aceito em 193 países)
  • Cingapura e Coreia do Sul (192)
  • Alemanha e Espanha (190)
  • Finlândia, Itália, Luxemburgo (189)
  • Áustria, Dinamarca, Países Baixos e Suécia (188)
  • França, Reino Unido, Irlanda e Portugal (187)
Jul 21, 2022

Qual o país mais fácil de morar? ›

Países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile são destinos em que brasileiros não precisam de visto para morar ou trabalhar. Você pode ter uma residência nesses lugares por dois anos, exceto no Chile, onde o tempo máximo sem visto é de 1 ano.

Qual o país mais fácil de conseguir visto permanente? ›

Qual o país mais fácil de conseguir visto permanente?
  • Canadá Esse país é um dos mais escolhidos pelos estudantes para intercâmbio. …
  • África do Sul. …
  • Irlanda. …
  • Argentina. …
  • Nova Zelândia.
May 30, 2022

Quanto custa um visto H1B? ›

O custo do visto H1B pode chegar a US$ 3 mil, sendo que a maioria das taxas devem ser arcadas pela empresa. A taxa de solicitação ligada ao formulário DS-160, etapa do processo realizada pelo profissional, é de US$ 190.

Qual a classe de visto americano para turista? ›

Visto americano de turismo e negócios - B1/B2

O visto para os EUA de turismo e negócios, também conhecido como B1 (negócios)/B2(turismo) é destinado às pessoas que queiram ir aos Estados Unidos para passear, turismo, visita a parentes ou fazer negócios em solo norte americano.

Como ir para os Estados Unidos sendo pobre? ›

Empreendedor: o visto EB-5 é o que permite que você abra um negócio nos EUA. A partir daí, caso você consiga provar que conseguiu gerar ao menos 10 empregos para cidadão do país, pode tentar conseguir o green card. Porém, o processo todo é bem caro e pode levar cerca de 2 a 5 anos.

O que fazer se o visto for negado? ›

Passo a passo
  1. DS160. Preencher o formulário DS-160.
  2. Taxa. Pagar a taxa de solicitação de visto no valor de US$160,00 e realizar o agendamento.
  3. CASV. Ir na CASV no dia e horário agendados para coleta da impressão digital e demais procedimentos;
  4. Consulado. Se necessário ir até o Consulado para entrevista.

Qual o melhor lugar para tirar o visto americano no Brasil? ›

A opção para quem precisa do visto com certa urgência é buscar o consulado no Rio de Janeiro ou em São Paulo, já que o deslocamento do Paraná para Brasília ou Recife costuma ser maior.

Qual o valor do visto americano 2022? ›

O valor do Visto Americano em 2022 referente ao dólar não teve alteração, está em US$ 160 (cento e sessenta dólares americanos). Esse valor é destinado ao Visto de Turista para os EUA. No entanto, como dito anteriormente, o valor convertido para real sofre um aumento constante devido ao valor do dólar.

Qual é o passaporte mais fraco do mundo? ›

Já os piores passaportes em 2022 são os que liberam a entrada sem visto em menos de 40 países. São eles: Coreia do Norte, com 39 destinos, Nepal e territórios palestinos (37), Somália (34), Iêmen (33), Paquistão (31), Síria (29), Iraque (28) e Afeganistão (26).

Qual é o país mais difícil de entrar? ›

Nauru. Nauru é a menor república independente do mundo. É um pequeno país localizado no sul do Oceano Pacífico. Você vai descobrir que o processo para entrar Nauru é bastante burocrático e pesado.

Qual é o país mais desconhecido do mundo? ›

Antártica. No topo da lista de países pouco conhecidos está a Antártica. No ano em que recebeu mais visitantes na história, em 2020, cerca de 56 mil pessoas pisaram no continente gelado. O turismo antártico é relativamente recente.

O que é um visto de cortesia? ›

c) Visto de Cortesia: concedido a personalidades e autoridades estrangeiras em viagem não oficial ao Brasil; companheiros (as), independentemente de sexo, dependentes e outros familiares que não se beneficiem de Visto Diplomático ou Oficial por reunião familiar; trabalhadores domésticos de Missão estrangeira sediada no ...

O que é visto de imigrante qualificado? ›

O que é um visto de imigrante? Vistos de Imigrante permitem os cidadãos estrangeiros a imigrar para os Estados Unidos para viver e trabalhar sem qualquer das restrições associadas do vistos de não imigrante.

O que significa visto de entrada? ›

O visto é uma autorização de entrada em um país que você solicita antes de embarcar no seu voo. De forma geral, o visto apresenta uma validade, território que a pessoa pode percorrer, atividades que pode exercer, duração de estadia no país e número de visitas.

O que e o visto EB-3 Unskilled? ›

Essa categoria de visto foi criada pelo governo americano para suprir a necessidade de contratação de funcionários não qualificados, ou sem uma qualificação específica, para várias áreas de trabalho evitando que empresas encerrem as suas atividades por falta de mão de obra.

Como funciona o visto F1? ›

Se a sua intenção é fazer um curso de graduação ou de inglês em uma universidade americana ou participar de um curso intensivo de inglês em uma escola de idiomas credenciada, o visto F1 é obrigatório. O visto F1 é do tipo temporário, dando permissão para que você estude nos Estados Unidos por um tempo determinado.

Como obter o visto l1? ›

É obrigatório provar que há um vínculo entre a organização estadunidense e a empresa estrangeira. Dessa forma, faz-se necessário comprovar que essa organização localizada nos EUA é controlada pela sede, ou seja, é preciso que a empresa possua pelo menos 50% das ações da instituição em território norte-americano.

Quanto tempo demora o visto EB-2? ›

O tempo de processamento varia de caso para caso, mas o processo do EB-2 NIW dura em média de 10 a 18 meses.

E possível comprar o Green Card? ›

Para ter direito ao green card é necessário abrir uma solicitação com o governo norte-americano, preenchendo o formulário de acordo com a categoria em que você se encaixa. Uma pessoa que quer um visto de trabalhador second preference, por exemplo, deve preencher o formulário para o visto EB-2.

Quanto custa para aplicar para o Green Card? ›

A consultoria em uma agência de advocacia pode ficar entre $2.000 e $10.000 dolares, as taxas do processo imigratório para green card ficam em torno de $2.700 dólares e ainda tem o Visa Screen com valor de $540. Assim, apenas o valor total dessa etapa pode chegar a $13.500 dólares.

Qual é o visto b-2? ›

O visto B2 é um visto de visitante americano que lhe permite entrar nos Estados Unidos para turismo, lazer ou visitar amigos e familiares.

O que é visto B1 e B2? ›

O visto B1/B2, são as modalidades mais procuradas por estrangeiros. Sobretudo porque o B1 é indicado para quem quer viajar a trabalho ou para fazer um curso de curta duração e o B2 é indicado para quem quer apenas viajar a passeio, ou seja, para turismo.

O que significa a letra M no visto americano? ›

M – dirigido às pessoas que desejam ingressar em um programa profissional não acadêmico.

Como conseguir isenção de visto americano? ›

Poderá viajar ao abrigo do Programa de Isenção de Vistos se:

Pensa ficar nos Estados Unidos não mais que 90 dias. Vai viajar temporariamente a negócios, turismo ou tratamento médico. Tiver obtido a autorização de viagem ESTA antes da partida para os Estados Unidos. For titular de um bilhete de ida e volta.

Qual o valor para tirar o visto americano em reais? ›

Qual o valor da taxa para tirar o Visto Americano? A taxa do Visto Americano de Turismo e Negócios (B1/B2), tem o valor de US$ 160 (cento e sessenta dólares americanos) por pessoa. Realizando a conversão para nossa moeda local que é em Reais a taxa está em torno de R$ 848,00 (reais).

O que significa a letra R no visto americano? ›

Esses são certamente os dois tipos mais comuns, mas também existem vistos específicos para estudantes que pretendem fazer intercâmbio (J-1), para atletas (P-1) e até para finalidades jornalísticas (I) ou religiosas sem fins lucrativos (R).

Quem tem passaporte europeu precisa de visto para os Estados Unidos? ›

Tenho passaporte europeu, então não é preciso visto? Não, como explicado no ponto anterior, você apenas precisa de preencher online a solicitação ESTA e isso vai servir como a sua “autorização” para estar nos Estados Unidos.

Videos

1. Imigração dos Estados Unidos volta a dispensar entrevistas para alguns Tipos de Visto Americano
(Toledo e Advogados Associados)
2. Como morar legalmente nos ESTADOS UNIDOS com NACIONALIDADE ITALIANA ou PORTUGUESA
(Gira Portugal)
3. Imigração Americana: Como imigrar para os EUA em 2022 | 5 formas mais rápidas de obter o Green Card
(Imigração Americana)
4. Quando devo entrar com o processo de extensão de visto?
(Luanna Hedler)
5. Tutorial J1 - Visto de intercâmbista (entenda as isenções de taxas)
(Hi, Nathânia! Vida de intercâmbista.)
6. COMO CONSEGUIR O VISTO PARA TRABALHAR NOS ESTADOS UNIDOS
(Roger Vieira USA)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Foster Heidenreich CPA

Last Updated: 09/25/2022

Views: 6463

Rating: 4.6 / 5 (56 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Foster Heidenreich CPA

Birthday: 1995-01-14

Address: 55021 Usha Garden, North Larisa, DE 19209

Phone: +6812240846623

Job: Corporate Healthcare Strategist

Hobby: Singing, Listening to music, Rafting, LARPing, Gardening, Quilting, Rappelling

Introduction: My name is Foster Heidenreich CPA, I am a delightful, quaint, glorious, quaint, faithful, enchanting, fine person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.