Qual o melhor exercício para perder barriga? - Saúde da Vida (2022)

Gordura localizada para muitos pode não ser um problema, mas para outros aquela “pochete” é bem incômoda. Principalmente se você é uma pessoa que vive sempre na correria intensa do dia-a-dia. Conciliar trabalho, faculdade, filhos, vida social e ainda se dedicar à perda de gordura dentro de 24 horas é bem desafiador, principalmente porque a atividade física exige disciplina. Então, qual o melhor exercício para perder barriga?

Disciplina. Essa é a palavra chave para a perda de gordura localizada sem estresse ou fracassos. Ter uma rotina e obedecê-la é um fator crucial para que você não fique tentando perder barriga, e no final das contas não veja resultado nenhum na frente do espelho e na hora de se pesar.

A disciplina é uma aliada de quem está tentando perder barriga. Ela tem de estar presente na hora de comer, beber água e fazer exercícios. Então antes de qualquer atividade, você deve se atentar e pôr na cabeça que sem disciplina o resultado não vai ser o esperado.

O que você precisa saber

Seja por razões estéticas ou de saúde, você não deve se enganar que só a alimentação ou só exercícios vão reduzir sua medida da cintura. Comer coisas saudáveis e não se exercitar regularmente é como esperar um milagre. Da mesma forma que se exercitar com frequência, mas ter uma dieta rica em gordura e açúcar, é praticamente uma perda de tempo. E no final, você só vai correr atrás de algo que não está fazendo por onde conseguir.

Antes falarmos sobre qual o melhor exercício para perder barriga, saiba que não existe só um. Fazer apenas um exercício vai tornar o processo mais difícil e mais demorado. Então é importante que exista uma variação. Como todo exercício, e qualquer coisa em exagero, você deve ter cuidado para não causar nenhuma lesão. Fazer os exercícios adequadamente é importante. Então, se possível, procure acompanhamento de um profissional.

Qual o melhor exercício para perder barriga?

Muitos dos seguintes exercícios não precisam de material e podem ser feitos em casa. Eles promovem o gasto de energia, e como consequência, o de gordura. Basta ter dias e horários certinhos para que a prática deles leve a um resultado final mais eficaz. Mas antes de se perguntar qual o melhor exercício para perder barriga, lembre-se, existem vários e quanto mais você incluí-los na sua rotina, melhor será o resultado.

Prancha

Quem já fez esse exercício pode ter tido dificuldade porque, de fato, a atividade exige um pouco de força em todo o corpo. Mas com o tempo, à medida que você vai se acostumando em fazê-lo diariamente, se torna até prazeroso.

ANÚNCIO

Ele pode ser feito de duas formas, mas não muito diferentes. A primeira é fazendo com os cotovelos dobrados em 45 graus, e a segunda é fazendo com os braços esticados. Basicamente você deve ficar parado na posição indicada até o tempo acabar.

Faça como no passo a passo a seguir:

  • Primeiramente deite-se de bruços, como nas imagens abaixo;
  • Depois dobre parcialmente os cotovelos e posicione os braços no chão;
  • Com as pontas dos pés, separados para distribuir bem o peso do corpo, sustente-se como nas imagens;
  • O exercício deve ser repetido de 3 a 4 vezes, com um intervalo de pelo menos 30 segundos entre cada uma.

Alguns outros benefícios da prancha são: aceleração do metabolismo, prevenção de lesões, pois ajuda a preparar o corpo para outros exercícios, e também a tonificação dos músculos.

Corrida

A corrida talvez seja o exercício mais comum a se praticar para perder gordura abdominal. Claro, devido ser praticada ao ar livre, existe uma preferência por ela. Mas caso tenha uma esteira, também pode usar ela. É importante que durante a prática você regule bem sua respiração, a velocidade e o ritmo em que corre.

Qual o melhor exercício para perder barriga? - Saúde da Vida (1)

Existem aplicativos em que você pode monitorar o trajeto, a velocidade e o tempo em que realizou a atividade. Com eles fica bem mais fácil ter uma noção maior do seu desempenho e repetir, melhorar ou diminuir o ritmo.

Lembre-se de manter a postura adequada da coluna. Exercícios feitos sem o posicionamento correto do corpo podem atrapalhar o ritmo respiratório, então conseguir alcançar o benefício da otimização do sistema cardiorrespiratório fica mais difícil.

Algumas recomendações para fazer uma corrida mais eficaz são:

  • Use roupas leves para poder se locomover melhor;
  • É importante o uso de tênis adequados;
  • Respire naturalmente pelo nariz;
  • Evite comer pelo menos 1 hora antes da corrida (ou de qualquer outro exercício);
  • Se mantenha hidratado ao longo do dia. Essa talvez seja a dica mais importante, pois durante a corrida você provavelmente não vai sentir muita sede.

Pular corda

Pular corda é bem frequente como brincadeira entre as crianças. Como exercício, traz benefícios cardiorrespiratórios, e claro, para redução de gordura localizada. Para fazer o exercício basta ter uma corda e espaço para ter conforto e segurança durante a prática.

Não tem segredo para pular corda, além das recomendações básicas para a realização de qualquer atividade física. Então é importante que você pratique regularmente, intercalando de 3 a 5 minutos de corda com algum outro exercício. Você também pode impor uma meta de quantos pulos vai dar durante uma sessão de prática, portanto que não exagere e cause lesões.

Confira algumas dicas:

  • Use uma corda um pouco maior que sua altura;
  • Se for o caso, prenda o cabelo em um rabo de cavalo;
  • Use tênis. Algumas pessoas cometem o erro de pular corda com os pés descalços;
  • Respire devagar e pelo nariz.

Elevação lateral de pernas

Este é mais focado em reduzir a gordura das laterais do abdômen, mas é eficaz para reduzir medidas de toda a região. Se você tem um nível considerável de gordura na barriga, é provável que você se incomode com aquela “sobra” para fora de uma blusa mais justa.

A elevação lateral de pernas exige um pouco mais de quem pratica, pois é um exercício que trabalha principalmente com uma parte da cintura que não é tão flexível. Mas é bem benéfico, esteticamente falando, porque também tonifica os músculos dos glúteos e das coxas.

A princípio, é recomendado que use roupas leves e que estiquem com facilidade. Siga o passo a passo:

  • Deite-se de lado, de preferência no chão, sob um colchonete para não se machucar com o chão duro;
  • Mantenha a coluna ereta e as pernas postas alinhadas com as costas;
  • Apoie a cabeça com uma mão e coloque a outra no chão, rente ao tronco;
  • Agora você vai elevar as pernas numa velocidade que não seja muito rápido e nem muito devagar.
  • Deixe as pernas elevadas, conte até três e abaixe devagar. Quando estiver com as pernas no chão novamente conte até três e repita o exercício.
  • Faça 3 séries de 10 repetições, com um intervalo de pelo menos 30 segundos entre cada série.

Abdominal com os pés elevados

Este tipo de abdominal é comum até mesmo em aulas de pilates. Não necessariamente precisa de material, você pode usar uma bola de pilates ou uma cadeira para apoiar as pernas elevadas. Faça isso nas primeiras tentativas e com o tempo faça sem nenhum apoio. Se feito sem o apoio para as pernas será um pouco mais benéfico, pois também vai trabalhar melhor todos os músculos dos glúteos.

É sempre bom lembrar que qualquer exercício feito sem antes se aquecer fica bem menos prático. Então intercale as séries de abdominais com as séries de pular corda, porque além de tudo, serve como uma modo de “ficar no pique” para a prática.

Você vai começar no chão, como um abdominal qualquer. Lembre-se de, se quiser, usar uma cadeira ou bola de pilates nas primeiras repetições. Faça 3 séries de 15 repetições, com um intervalo de 30 a 45 segundos entre cada uma.

A seguir mais algumas dicas:

  • Inspire pela boca ao subir, e expire pelo nariz ao descer;
  • Não faça as repetições muito rápido, para não se machucar e também porque assim o exercício pode não ter tanta eficácia;
  • Ponha as mãos atrás da cabeça;

Pedalar

Quanto maior a quantidade de massa muscular, maior é a eficiência do corpo humano em queimar gordura. Fazer pedal é uma boa alternativa à caminhada, pois dá a possibilidade de fazer trajetos maiores no mesmo tempo ou menos.

O movimento de girar os pedais de uma bicicleta promove o estímulo de crescimento dos músculos nas pernas, costas e abdômen. Algumas recomendações para quem pretende ou já pratica o ciclismo são:

  • Exercícios de alongamento de todo o corpo antes e depois de pedalar;
  • Sempre usar proteção;
  • Intercalar os dias em que você pedala e os que faz corrida/caminhada. Ou se preferir pode fazer os dois diariamente, mas sempre lembrando que nada deve ser feito em exagero.

Conclusão

Mas afinal, entre estes, qual o melhor exercício para perder barriga? Em resumo, não existe um exercício milagroso que vai te fazer emagrecer. Balancear alimentação, praticar exercícios físicos diariamente e descansar são fatores bem importantes. Se você excluir algum destes ou não realizar corretamente, alcançar o objetivo final de perder gordura na região da barriga, vai ser quase impossível.

Tenha descanso diário, não adianta você estar com a barriga que sempre quis, se está exausto fisicamente e mentalmente.

Nunca faça dietas malucas ou consuma itens de emagrecimento rápido, pois além de ser um risco enorme para a saúde corporal, provavelmente você vai passar pelo famoso efeito sanfona, que é quando você emagrece mas meses depois volta a ter aquela gordurinha localizada chata.

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Saturnina Altenwerth DVM

Last Updated: 08/28/2022

Views: 6452

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Saturnina Altenwerth DVM

Birthday: 1992-08-21

Address: Apt. 237 662 Haag Mills, East Verenaport, MO 57071-5493

Phone: +331850833384

Job: District Real-Estate Architect

Hobby: Skateboarding, Taxidermy, Air sports, Painting, Knife making, Letterboxing, Inline skating

Introduction: My name is Saturnina Altenwerth DVM, I am a witty, perfect, combative, beautiful, determined, fancy, determined person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.