Quanto custa para aumentar a memória RAM do notebook? (2022)

Tempo de leitura: 5 minutos

  • O que é memória RAM e quais as suas vantagens?
  • Como descobrir quanta memória RAM meu notebook utiliza?
  • Como fazer um upgrade de memória RAMno meu notebook?
  • É possível aumentar a memória RAM de um notebook?
  • Quanto custa para expandir a memória do notebook?
  • Por que aumentar a memória RAM do notebook?
  • Como aumentar a memória RAM do portátil?

Quando possuímos um notebook mais antigo, lento e com um hardware que nunca foi atualizado, trabalhar ou fazer pequenas tarefas nele pode se tornar uma missão quase impossível (além de extremamente estressante).

Diante de uma situação como essa, quem não conhece muito sobre o universo dos computadores acaba se desesperando e recorrendo ao meio mais prático e menos econômico para resolver de vez o problema:comprar outro aparelho.

Mas, e se te contássemos que existe uma maneira de dar vida nova ao seu notebook fazendo um upgrade de memória RAM? Ficou interessado no assunto? Então, é só acompanhar este artigo especial até o final!

Quanto custa para aumentar a memória RAM do notebook? (1)

O que é memória RAM e quais as suas vantagens?

“Random access memory” (memória de acesso aleatório), ou simplesmente RAM, é um hardware (espécie de componente físico de um computador) utilizado pelo sistema para processar qualquer informação que passe pelo aparelho, ou seja, é indispensável para o bom funcionamento de absolutamente todos os programas instalados.

De modo geral, podemos dizer que quanto maior a quantidade de memória, mais rápido o processamento de dados acontecerá, afetando de forma gritante a eficiência de trabalhose atividades realizadas. Logo, em algum momento, praticamente todo notebook precisará de um upgrade de RAM para seguir com um alto desempenho.

A quantidade de memória de acesso aleatório que um aparelho possui também é fundamental para indicar as demandas que podem ser exigidas do mesmo, como podemos observar abaixo:

  • 2 GB: memória geralmente encontrada apenas em tablets, utilizadossomente com a finalidade de entreter crianças e adolescentes;
  • 4 GB: normalmente, essa é a capacidade padrão de um notebook mais simples. No geral, 4 GB é uma quantidade de memória considerada “ok” para a utilização de navegadores e sistemas como o Windows;
  • 8 GB: torna sistemas como o Windows e o macOS extremamente eficientes em sua utilização, além de ser uma capacidade ótima para rodar determinados jogos;
  • 16 GB: excelente para quem costuma rodar jogos graficamentepesados durante horas ou para quem precisa utilizar diversos programas ao mesmo tempo, como os de edição de vídeo e imagem;
  • 32 GB: eleva qualquer notebook ao seu nível máximo de desempenho.

Se mesmo com todas essas informações você ainda possui dúvidas sobre as vantagens de realizar no seu notebook um upgrade de RAM, talvez seja a hora de descobrir um pouco mais sobre os motivos para correr atrás dessa melhoria agora mesmo:

  • Aumentar a memória RAM auxilia nacapacidade do seu computador de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem sobrecarregar o aparelho;
  • A velocidade de todos os programas utilizados e do sistema como um todo não é afetada, independentemente da quantidade de coisas que estejam abertas e em funcionamento;
  • A navegação na web se torna mais eficiente, já que o hardware é utilizado pelos navegadores para melhorar o desempenho da ação;
  • Conteúdos em Flash ou HTML5 são carregados mais rapidamente;
  • Possibilidadede “rodar” jogos mais pesados ou que possuem gráficos mais avançados e detalhados, com a máxima qualidade.

Como descobrir quanta memória RAM meu notebook utiliza?

Claro, cada sistema operacional é único e possui seu próprio caminho para fornecer ao usuário a informação de quanta memória RAM é utilizada pelo aparelho. No caso do Windows, por exemplo, é possível conseguir esse número de forma muito simples e prática.

Ao acessar a tela inicial do computador, o usuárioprecisa entrar no gerenciador de tarefas (utilize o menu principal ou a combinação de teclas “Ctrl Alt Del”). Na guia de nome “processos” há a informação de tudo o que o sistema operacional está fazendo no momento e quanta memória ele está utilizando para isso.

Já na guia “desempenho”, encontramos a informação sobre quanto da RAM total do notebook está sendo usada.

Agora, se o seu sistema for macOS, basta acessar o “monitor de atividades” para obter tais informações.

Observar aquantidade de RAM utilizada é extremamente importante para entender se você precisa ou não investir em um upgrade de memória para o seu notebook. Entretanto, fique de olho! Alguns aplicativos e programas costumam “regular” o uso dessa memória de acordo a porcentagem livre da mesma.

O que isso significa? Que quanto mais RAM houver disponível no aparelho, mais memória esses aplicativos usarão, simplesmente para melhorar o desempenho do dispositivo.

Como fazer um upgrade de memória RAMno meu notebook?

Quanto custa para aumentar a memória RAM do notebook? (2)

Antes de mais nada, procure saber se:

  • O seu notebook ainda está na garantia;
  • A expansão de um hardware pode causar problemas ao seu aparelho.

Em caso positivo, deixe delado a ideia de fazer o upgrade por conta própria e procure uma loja ou profissional autorizado pelo fabricante para realizar a tarefa. Acredite, você não vai querer se complicar mais para frente por conta disso.

No entanto, se o seu computador não está mais na garantia, você pode se aventurar um pouco e solucionar o problema em casa, seguindo as dicas abaixo:

  • Tenha em mãos o novo hardware. Não esqueça de comprá-lo seguindo o modelo do seu notebook e a capacidade de memória domesmo (você pode ter acesso à essas informações no site do próprio fabricante);
  • Compre um jogo de ferramentas para abrir e manusear computadores;
  • Desconecte o aparelho do carregador e remova a sua bateria;
  • Localize as duas tampas que ficam na parte de trás do notebook. Uma pertence aoHD e a outra armazena a memória RAM;
  • Remova os parafusos necessários;
  • Encontre o slot (espécie de furo ou rachadura);
  • Coloque a nova RAM no espaço, pressionando-a totalmente;
  • A memória coube perfeitamente? Então, é hora de fechar a tampa;
  • Recoloque a bateria em seu lugar correto;
  • Ligue o notebook para descobrir se ele detectou a RAM como deveria.

Pronto!Seu notebook acaba de receber um upgrade de RAM e está mais que preparado para desempenhar suas funções com a máxima eficiência!

E você, gostou de descobrir mais sobre a expansão de memória nesses aparelhos? Seu notebook também anda precisando de uma ajudinha para funcionar corretamente? Então, aproveite para conhecer o site da bringIT agora mesmo e ter acesso aos melhores produtos do mercado, sempre com um atendimento deprimeira!

É possível aumentar a memória RAM de um notebook?

Cada computador tem um número específico de slots de memória na placa de sistema. Muitas vezes, os notebooks têm 2 slots de memória, e os desktops podem ter mais de 2. Por exemplo, se o notebook com 2 slots de memória suportar um máximo de 16 GB de memória, você poderá instalar 2 módulos de memória de 8 GB.

Quanto custa para expandir a memória do notebook?

Caso você já tenha todos os slots ocupados, vale verificar se é possível substituir os módeulos instalados por opções melhores. Um modelo com 8 GB, padrão DDR4, mais atual, e clock de 2.666 MHz, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 250.

Por que aumentar a memória RAM do notebook?

Logo, se você trabalha constantemente com diversos aplicativos, abas na web, programas de edição de vídeo e imagem, ou ainda, se você simplesmente adora jogar em seu computador, aumentar a memória RAM é um modo quase que infalível de melhorar o desempenho do seu equipamento.

Como aumentar a memória RAM do portátil?

10 dicas para liberar memória RAM e melhorar o desempenho do PC em 2022.

Reinicie o PC. ... .

Use o Gerenciador de Tarefas. ... .

Apps em segundo plano: encerre e desabilite. ... .

Aproveite para deletar os programas que não usa. ... .

Exclua arquivos temporários. ... .

Desabilite a inicialização automática de programas..

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Greg Kuvalis

Last Updated: 10/31/2022

Views: 6378

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg Kuvalis

Birthday: 1996-12-20

Address: 53157 Trantow Inlet, Townemouth, FL 92564-0267

Phone: +68218650356656

Job: IT Representative

Hobby: Knitting, Amateur radio, Skiing, Running, Mountain biking, Slacklining, Electronics

Introduction: My name is Greg Kuvalis, I am a witty, spotless, beautiful, charming, delightful, thankful, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.