- Artigo
- 11 minutos para o fim da leitura
Usando medidas, você pode criar algumas das soluções de análise de dados mais avançadas no Power BI Desktop. As medidas ajudam você a executar cálculos em seus dados conforme você interage com os relatórios. Este tutorial serve como guia para que você compreenda as medidas e crie suas próprias medidas básicas no Power BI Desktop.
Pré-requisitos
Este tutorial destina-se aos usuários do Power BI já familiarizados com o uso do Power BI Desktop para criar modelos mais avançados. Você já deve estar familiarizado com o uso dos recursos Obter Dados e Editor do Power Query para importar dados, trabalhar com várias tabelas relacionadas e adicionar campos à tela de relatório. Se você não estiver familiarizado com Power BI Desktop, confira Introdução ao Power BI Desktop.
Este tutorial usa o arquivo Exemplo de Vendas da Contoso para Power BI Desktop, que inclui dados de vendas online da empresa fictícia, Contoso. Como esses dados são importados de um banco de dados, você não pode se conectar à fonte de dados para exibi-los no Editor do Power Query. Baixe e extraia o arquivo em seu computador.
Medidas automáticas
Quando o Power BI Desktop cria uma medida, ela é criada com mais frequência para você automaticamente. Para ver como o Power BI Desktop cria uma medida, siga estas etapas:
Em Power BI Desktop, selecione Abrir Arquivo>, navegue até o arquivo Contoso Sales Sample for Power BI Desktop.pbix e escolha Abrir.
No painel Campos, expanda a tabela Sales. Em seguida, selecione a caixa de seleção ao lado do campo SalesAmount ou arraste SalesAmount para a tela do relatório.
Uma nova visualização de gráfico de coluna é exibida, mostrando a soma total de todos os valores na coluna SalesAmount da tabela Sales.
Qualquer campo (coluna) no painel Campos com um ícone de sigma
é numérico, e seus valores podem ser agregados. Em vez de exibir uma tabela com muitos valores (2.000.000 linhas para SalesAmount), Power BI Desktop cria e calcula automaticamente uma medida para agregar os dados se detectar um tipo de dados numérico. Soma é a agregação padrão de um tipo de dados numérico, mas você pode aplicar facilmente agregações diferentes, como média ou contagem. Entender o funcionamento das agregações é fundamental para compreender as medidas, pois cada medida executa algum tipo de agregação.
Para alterar a agregação do gráfico, siga estas etapas:
Selecione a visualização SalesAmount na tela do relatório.
Na área Valor do painel Visualizações, selecione a seta para baixo à direita de SalesAmount.
No menu exibido, selecione Média.
A visualização muda para uma média de todos os valores de vendas no campo SalesAmount.
Dependendo do resultado desejado, você pode alterar o tipo de agregação. No entanto, nem todos os tipos de agregação se aplicam a cada tipo de dados numérico. Por exemplo, para o campo SalesAmount, Sum e Average são úteis, e Mínimo e Máximo também têm seu lugar. No entanto, Count não faz sentido para o campo SalesAmount, porque, embora seus valores sejam numéricos, eles não na verdade monetários.
Os valores calculados por meio de medidas mudam de acordo com as interações em seu relatório. Por exemplo, se você arrastar o campo RegionCountryName da tabela Geography para o gráfico SalesAmount existente, ele será alterado para mostrar os valores médios de vendas para cada país/região.
Quando o resultado de uma medida é alterado devido a uma interação com seu relatório, você afetou o contexto da sua medida. Sempre que você interage com as visualizações de seu relatório, você altera o contexto no qual uma medida calcula e exibe seus resultados.
Criar e usar suas próprias medidas
Na maioria dos casos, o Power BI Desktop calcula e retorna valores automaticamente de acordo com os tipos de campos e agregações escolhidos. No entanto, em alguns casos, talvez convenha criar suas próprias medidas para executar cálculos mais complexos e exclusivos. Com o Power BI Desktop, você pode criar suas próprias medidas com a linguagem de fórmula DAX (Data Analysis Expressions).
Fórmulas DAX usam muitos operadores, funções e sintaxe também utilizados pelas fórmulas do Excel. No entanto, as funções DAX foram projetadas para trabalhar com dados relacionais e realizar cálculos mais dinâmicos durante sua interação com os relatórios. Há mais de 200 funções DAX que fazem tudo, desde agregações simples, como Soma e Média, até funções de estatística e de filtragem mais complexas. Há muitos recursos para ajudar você a saber mais sobre o DAX. Após concluir este tutorial, confira Conceitos básicos do DAX no Power BI Desktop.
Quando você cria sua própria medida, ela é camada de medida modelo e adicionada à lista Campos da tabela selecionada. Algumas vantagens das medidas de modelo são que você pode nomeá-las como desejar, tornando-as mais identificáveis. Você pode usá-los como argumentos em outras expressões DAX e fazer com que eles executem cálculos complexos rapidamente.
Medidas rápidas
Muitos cálculos comuns estão disponíveis como medidas rápidas, que gravam as fórmulas DAX para você com base nas suas entradas em uma janela. Esses cálculos rápidos e eficientes também são ótimos para aprender DAX ou propagar suas próprias medidas personalizadas.
Crie uma medida rápida usando um destes métodos:
Em uma tabela no painel Campos , clique com o botão direito do mouse ou selecione Mais opções (...) e escolha Nova medida rápida na lista.
Em Cálculos, na guia Página Inicial da faixa de opções do Power BI Desktop, selecione Nova Medida Rápida.
Para obter mais informações sobre como criar e usar medidas rápidas, confira Usar medidas rápidas.
Criar uma medida
Vamos supor que você deseja analisar as vendas líquidas subtraindo descontos e devoluções dos valores toais de vendas. Para o contexto existente em sua visualização, você precisa de uma medida que subtraia a soma de DiscountAmount e ReturnAmount da soma de SalesAmount. Não há um campo para Vendas Líquidas na lista Campos, mas você tem os blocos de construção para criar sua própria medida para calcular as vendas líquidas.
Para criar uma nova oferta, siga estas etapas:
No painel Campos, clique com o botão direito do mouse na tabela Vendas ou passe o mouse sobre a tabela e selecione Mais opções (...).
No menu exibido, escolha Nova medida.
Essa ação salva sua nova medida na tabela Vendas, em que será encontrada mais facilmente.
Você também pode criar uma medida selecionando Nova Medida no grupo Cálculos na guia Página Inicial da faixa de opções do Power BI Desktop.
Dica
Ao criar uma medida da faixa de opções, você pode criá-la em qualquer uma de suas tabelas, mas será mais fácil localizá-la se você criá-la onde planeja usá-la. Nesse caso, selecione a tabela Vendas primeiro para torná-la ativa e escolha Nova medida.
A barra de fórmulas aparece na parte superior da tela do relatório, em que você pode renomear a medida e inserir uma fórmula DAX.
Por padrão, cada nova medida é denominada Medida. Se você não renomeá-lo, novas medidas serão nomeadas Medida 2, Medida 3 e assim por diante. Como desejamos que essa medida se torne mais identificável, realce Medida na barra de fórmulas e a altere para Vendas Líquidas.
Comece a inserir sua fórmula. Após o sinal de igual, comece a digitar Sum. Conforme você digita, surge uma lista suspensa com sugestões, mostrando todas as funções DAX que começam com as letras que você digitou. Role para baixo, se necessário, para selecionar SUM na lista e pressione Enter.
(Video) Como CRIAR MEDIDAS no Power Bi (Tutorial Completo)Um parêntese de abertura é exibido junto com uma lista suspensa de sugestões das colunas disponíveis que você pode passar para a função SUM.
As expressões sempre aparecem entre parênteses de abertura e de fechamento. Neste exemplo, sua expressão contém um único argumento a ser passado para a função SUM: a coluna SalesAmount. Comece digitando SalesAmount até que Sales(SalesAmount) seja o único valor restante na lista.
O nome da coluna precedido pelo nome da tabela é denominado nome totalmente qualificado da coluna. Os nomes de coluna totalmente qualificados tornam suas fórmulas mais legíveis.
Selecione Sales[SalesAmount] na lista e insira um parêntese de fechamento.
Dica
Erros de sintaxe são causados frequentemente por um parêntese de fechamento ausente ou mal posicionado.
Subtraia as outras duas colunas dentro da fórmula:
a. Após o parêntese de fechamento da primeira expressão, digite um espaço, um operador de subtração (-) e o outro espaço.
b. Insira outra função SUM e comece digitando DiscountAmount até que você possa escolher a coluna Sales[DiscountAmount] como o argumento. Adicione um parêntese de fechamento.
c. Digite um espaço, um operador de subtração, espaço, outra função SUM com Sales[ReturnAmount] como o argumento e um parêntese de fechamento.
Pressione Enter ou selecione Confirmar (ícone de marca de confirmação) na barra de fórmulas para concluir e validar a fórmula.
A medida Vendas Líquidas validada está pronta para uso na tabela Vendas no painel Campos.
Se você ficar sem espaço para inserir uma fórmula ou desejar colocá-la em linhas separadas, selecione a seta para baixo do lado direito da barra de fórmulas para abrir mais espaço.
A seta para baixo se transforma em uma seta para cima e uma caixa grande é exibida.
Separe partes de sua fórmula pressionando Alt + Enter para linhas separadas ou pressionando Tab para adicionar espaçamento de tabulação.
(Video) Como Organizar Suas Medidas no Power BI de Forma Impecável
Usar sua medida no relatório
Adicione sua nova medida Vendas Líquidas à tela do relatório e calcule as vendas líquidas para outros campos que você adicionar ao relatório.
Para examinar as vendas líquidas por país/região:
Selecione a medida Net Sales na tabela Sales, ou arraste-a até a tela do relatório.
Selecione o campo RegionCountryName na tabela Geografia ou arraste-o até o gráfico Vendas Líquidas.
Para ver a diferença entre as vendas líquidas e o total de vendas por país/região, selecione o campo SalesAmount ou arraste-o para o gráfico.
O gráfico agora usa duas medidas: SalesAmount, que o Power BI somou automaticamente, e Net Sales, que você criou manualmente. Cada medida foi calculada no contexto de outro campo, RegionCountryName.
Usar sua medida com uma segmentação de dados
Adicione uma segmentação de dados para filtrar ainda mais as vendas líquidas e valores de vendas por ano calendário:
Selecione uma área em branco ao lado do gráfico. No painel Visualizações, selecione a visualização Tabela.
Essa ação cria uma visualização de tabela em branco na tela do relatório.
Arraste o campo Ano da tabela Calendário até a nova visualização de tabela em branco.
Como Ano é um campo numérico, o Power BI Desktop soma seus valores. Essa soma não funciona bem como uma agregação; abordaremos isso na próxima etapa.
Na caixa Valores no painel Visualizações , selecione a seta para baixo ao lado de Ano e escolha Não resumir na lista. Agora, a tabela lista os anos individuais.
Selecione o ícone Segmentação de Dados no painel Visualizações para converter a tabela em uma segmentação de dados. Se a visualização exibir um controle deslizante em vez de uma lista, escolha Lista na seta para baixo no controle deslizante.
Selecione qualquer valor na segmentação de dados Ano para filtrar o gráfico Vendas líquidas e valor das vendas por RegionCountryName adequadamente. As medidas Vendas Líquidas e SalesAmount são recalculadas e exibem os resultados no contexto do campo Ano selecionado.
(Video) Power BI (desktop) - 2 maneiras de criar Filtros Virtuais em Medidas
Usar sua medida em outra medida
Vamos supor que você deseje descobrir quais produtos têm o maior valor de vendas líquidas por unidade vendida. Você precisará de uma medida que divida as vendas líquidas pela quantidade de unidades vendidas. Criar uma medida que divida o resultado de sua medida Vendas Líquidas pela soma de Sales[SalesQuantity].
No painel Campos, crie uma medida chamada Vendas Líquidas por Unidade na tabela Vendas.
Na barra de fórmulas, comece digitando Net Sales. A lista de sugestões mostra o que você pode adicionar. Selecione [Net Sales].
Você também pode fazer referência a medidas digitando apenas um colchete de abertura ([). A lista de sugestões mostra apenas as medidas a serem adicionas à sua fórmula.
Insira um espaço, um operador de divisão (/), outro espaço, uma função SUM e digite Quantity. A lista de sugestões mostra todas as colunas com Quantity no nome. Selecione Sales[SalesQuantity], digite o parêntese de fechamento e pressione ENTER ou escolha Confirmar (ícone de marca de seleção) para validar sua fórmula.
A fórmula resultante deve aparecer como:
Net Sales per Unit = [Net Sales] / SUM(Sales[SalesQuantity])
Selecione a medida Vendas Líquidas por Unidade na tabela Vendas ou arraste-a até uma área em branco na tela do relatório.
O gráfico mostra a quantidade de vendas líquida por unidade de todos os produtos vendidos. Este gráfico não é informativo; abordaremos isso na próxima etapa.
Para ver de outro jeito, altere o tipo de visualização de gráfico para Mapa de árvore.
Selecione o campo Categoria de Produto e arraste-o até o mapa de árvore ou até o campo Grupo do painel Visualizações. Agora você tem informações úteis!
Tente remover o campo ProductCategory e arrastar o campo ProductName até o gráfico em vez disso.
OK, agora estamos apenas experimentando, mas você tem que admitir, isso é muito legal! Experimente outras maneiras de filtrar e formatar a visualização.
O que você aprendeu
As medidas proporcionam a capacidade para obter as informações que você quer de seus dados. Você aprendeu a criar medidas usando a barra de fórmulas, a nomeá-las de um jeito que faça mais sentido e a localizar e selecionar os elementos certos para as fórmulas usando as listas de sugestão de DAX. Você também foi apresentado ao contexto, no qual o resultado dos cálculos em medidas muda de acordo com outros campos ou outras expressões em sua fórmula.
Próximas etapas
Para saber mais sobre Power BI Desktop medidas rápidas, que fornecem muitos cálculos de medida comuns para você, consulte Usar medidas rápidas para cálculos comuns.
Se você quiser se aprofundar nas fórmulas DAX e criar algumas medidas mais avançadas, confira Aprender noções básicas do DAX em Power BI Desktop. Este artigo enfoca os conceitos fundamentais no DAX, como sintaxe, funções e uma compreensão mais abrangente sobre o contexto.
(Video) Power BI (desktop) - Análises automáticas no Power BI (Narratives e 'Analisar' )Certifique-se de adicionar a Referência a DAX (Data Analysis Expressions) aos favoritos. É nessa referência em que você encontrará informações detalhadas sobre a sintaxe do DAX, operadores, além de mais de 200 funções DAX.
FAQs
How much RAM does Microsoft need for Power BI? ›
Minimum requirements
NET 4.6. 2 or later. Internet Explorer 11 or later. Memory (RAM): At least 2 GB available, 4 GB or more recommended.
A couple of million rows shouldn't be a problem for power BI. One thing which could faster your process would be to filter the unneeded rows beforehand as well as the columns. If your database source is a SQL database, simply write the sql query with the where condition on the last years.
How many rows is too much for Power BI? ›For Direct Query, you can returns 1 million rows maximum. If over 1 million rows are returned from DirectQuery, Power BI returns an error (unless in Premium capacity, and the row count is under the admin-set limit). For Import, there is no limitation on the rows of data you can import into Power BI currently.
Why the Power BI desktop is very slow? ›Power BI reports are often slow because your data model contains unnecessary tables, columns, or rows that aren't used in your current Power BI report or Power BI dashboard. Before you start removing parts of a data model, double-check that you fully understand how it works.
Which database is best for billions of records? ›Oracle has provided high-quality database solutions since the 1970s. The most recent version of Oracle Database was designed to integrate with cloud-based systems, and it allows you to manage massive databases with billions of records.
How much data is 1 million rows? ›Total Data Length for 1 million rows
So, 1 million rows of data need 87.4MB.
A total space per row is around 1.2kb . In a gigabyte I can fit a million of such rows. You then might want to keep some spare space for future mitigations: adding columns (with non null default) can force full table re-creation, so you need to reserve free space of same amount as the table you are updating.
How would you store millions of records in a table? ›Another possibility is to create a time series in column oriented database like HBase or Cassandra. In this case you'd have one row per product and as many columns as hits. Last, if you are going to do it with the database, as @JosMac pointed, create partitions, avoid indexes as much as you can.
Which database is most in demand? ›- The Oracle. Oracle is the most widely used commercial relational database management system, built-in assembly languages such as C, C++, and Java. ...
- MySQL. ...
- MS SQL Server. ...
- PostgreSQL. ...
- MongoDB. ...
- IBM DB2. ...
- Redis. ...
- Elasticsearch.
As of August 2022, the most popular database management system (DBMS) in the world was Oracle, with a ranking score of 1260.8; MySQL and Microsoft SQL server rounded out the top three.
What database does NASA use? ›
NASA Technical Reports Server (NTRS)
https://ntrs.nasa.gov/ - database that provides access to aerospace-related citations, full-text online documents, images, and videos.
You would have to stream around 171 hours of 4K video monthly to reach 1 TB of data. That's equivalent to you streaming 6 hours of 4K video daily for a month. If you worry about data usage, take steps to manage it proactively.
How much does 1 GB of data cost? ›...
Characteristic | Average price per cellular gigabyte in U.S. dollars |
---|---|
2021 | 3.39 |
2020 | 3.76 |
2019 | 4.18 |
2018 | 4.64 |
A 1GB data plan will allow you to browse the internet for around 12 hours, to stream 200 songs or to watch 2 hours of standard-definition video.
What does 1 terabyte of data look like? ›250,000 photos taken with a 12MP camera; 250 movies or 500 hours of HD video; or. 6.5 million document pages, commonly stored as Office files, PDFs, and presentations. It's also equal to 1,300 physical filing cabinets of paper!
What does 100GB of data look like? ›With your 100GB of data, you'll be able to browse the internet for approximately 1200 hours per month, to stream 20,000 songs online or to watch 200 hours of online video in standard definition.
What is the easiest database to learn? ›SQLite, a powerful Relational Database Management System (RDBMS), is also very easy to learn and to practice simple queries. It is very essential to become familiar with the basics of the most popular SQL Databases.
What is the best way to store data forever? ›A solid-state drive (SSD) for an external backup will be an excellent choice if you plan on keeping the data for an extended length of time. Because there are no moving components in an SSD, dropping the drive does not pose a significant danger of data corruption like dropping a regular hard disk drive does.
What is the best way to store financial records? ›The best way to store your financial records is by scanning important documents and encrypting digital records. Then store any hard copies in a fireproof safe or safe deposit box.
Is 8GB RAM enough for Microsoft Office? ›Is 8GB of RAM enough? 8GB of RAM is the amount of memory we recommend for casual computer users. If your usage includes internet browsing, email, lots of office programs, flash games, and multitasking – this level of memory should be sufficient.
How much RAM is enough for data analysis? ›
For data science applications and workflows, 16GB of RAM is recommended. If you're looking to train large complex models locally, HP offers configurations of up to 128GB of blazing-fast DDR5 RAM.
How much RAM do I need for data processing? ›RAM size:
Higher RAM allows you to multi-tasking. So, while selecting RAM you should go for 8GB or greater. 4GB is a strict no because more than 60 to 70% of it is used by Operating System and the remaining part is not enough for Data science tasks. If you can afford then go for 12 GB or 16GB RAM that is best.
2GB of RAM is the minimum system requirement for the 64-bit version of Windows 10. You might get away with less, but the chances are that it's going to make you yell a lot of bad words at your system! With 2GB you should be able to do pretty much everything with your computer that a computer is capable of doing.
Does Windows 11 need 16GB RAM? ›RAM: 4 gigabytes (GB) or greater. Storage: 64 GB* or greater available storage is required to install Windows 11. Extra storage space might be required to download updates and enable specific features.
Is 8GB enough for Windows 11? ›I've done a lot of testing of different systems, and I now recommend that 8GB be considered a practical minimum for Windows 11.
Is 8GB RAM and 256GB SSD enough for Windows 11? ›Yes , 8 GB Ram is enough to run Windows 11 smoothly. It also runs fine in 4 GB Ram but I recommend using SSD instead of HDD for better experience. Yes, window 11 will work on 8 gb RAM.
How many CPU cores do I need for data science? ›An easy recommendation is for 32 cores with either of the Intel or AMD platforms mentioned above. The 64-core TR Pro may be ideal if you have highly data parallel tasks with a significant amount of time spent in computation, but scaling may not be as efficient as with the 32-core if memory access is a limiting factor.
How many GB of RAM can a 32-bit system use? ›What are the RAM limits of a 32-bit operating system? All 32-bit operating systems have a 4GB RAM limit.
What CPU is best for big data? ›The AMD Ryzen 7 5800X is a great all-around processor known to work through even the toughest data science problems. An 8 Core CPU with a huge 36 MB cache will destroy any dataset in front of it. No list would be complete without a mention of the 5800X, as AMD is revolutionizing CPUs even through 2023.
Is 16GB of RAM overkill? ›16GB is a good place to start. While you may be able to get away with less, when you're only saving $30 or so, it's worth future-proofing yourself with 16GB. An upgrade to 32GB is a good idea for enthusiasts and the average workstation user.
Do I need 16 or 32 GB memory? ›
For a gaming pc, 16GB RAM is quite appropriate. If you want to do great with gaming and streaming then a 32GB chip will be great for you. Especially for games that require more space and action, 32 GB ram is a must!
What type of laptop do I need for data science? ›The best laptop for data science for well-heeled pros is the HP ZBook 15 G5. This data-demon lets you enjoy Windows 10 Pro 64, 9th Generation Intel Core i7 and Core i9 (6-core) processors, and up to a blistering 128GB of DDR4 RAM.
Is there a 2TB RAM? ›2TB Kit 8x256GB DDR4-3200 PC4-25600 ECC Registered 8Rx4 Registered Server Memory by NEMIX RAM at Amazon.com.
What is better to upgrade RAM or SSD? ›RAM is usually the better option. It can increase both the type of programs you can run and the number of them that you can run simultaneously. But this only makes sense if your computer is currently low on RAM. If you already have a lot, adding more isn't going to make a big difference.
How much RAM can 64-bit Windows 10 use? ›Version | Limit on X86 | Limit on X64 |
---|---|---|
Windows 10 Education | 4 GB | 2 TB |
Windows 10 Pro for Workstations | 4 GB | 6 TB |
Windows 10 Pro | 4 GB | 2 TB |
Windows 10 Home | 4 GB | 128 GB |